Mostrar a importância de saber trabalhar com a variabilidade e a incerteza, elementos que permeiam a tomada de decisão em qualquer campo do conhecimento. Discutir aspectos cognitivos ligados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Fornecer ferramentas estatísticas para que o professor possa fazer com que seus alunos desenvolvam as seguintes habilidades: interpretar e usufruir as produções culturais disponíveis, saber utilizar diferentes fontes de informação, desenvolver capacidade crítica e realizar projetos interdisciplinares que envolvam quantificação. Discutir como a Estatística pode participar de projetos interdisciplinares no âmbito escolar.
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre a evolução dos conceitos da Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e da humanidade como um todo.
Desenvolver no aluno uma visão crítica dos fundamentos da geometria euclideana, enfocando nos axiomas e apresentando diversos modelos de geometrias para criar uma apreciação da importância dos diversos conceitos introduzidos.
Promover a discussão sobre a natureza de projetos voltados ao desenvolvimento de uma dissertação do MPEM/IME-USP, como devem ser estruturados, seus objetivos e como formular questões de pesquisa. Promover experiências com pesquisa de fontes bibliográficas, seja em acervos físicos (bibliotecas) ou na internet, voltadas à discussão das diferentes metodologias de pesquisa em Ensino de Matemática– em particular elementos de teoria e prática de pesquisa qualitativa do tipo experimento de ensino, estudo de caso, pesquisa de levantamento, design research, análise de dados quantitativos, dentre outros. Aprimorar as habilidades de leitura, de avaliação crítica de textos acadêmicos da área ede elaboração de relato escrito e oral. Desenvolver a habilidade de redigir textos em formato acadêmico visando a preparar o estudante para redação de sua dissertação de mestrado.
- Aprimorar a habilidade de identificação de emprego correto ou incorreto da Lógica tanto em situações do cotidiano como em textos matemáticos. - Refletir sobre diferentes concepções de lógica e rigor ao longo da história da Matemática a partir do estudo de soluções matemáticas dadas a problemas relevantes que permitam avaliar tanto o tipo de concepção da época em que foram resolvidos como o impulso que proporcionaram para a mudança de concepção sobre lógica e rigor em épocas posteriores. - Refletir sobre o significado (importância, objetivos) do trabalho com Lógica em sala de aula da Educação Básica e sobre estratégias didáticas que possam ser facilitadoras de uma aprendizagem significativa da Lógica pelos alunos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de utilização adequada da Lógica na Matemática e no cotidiano. - Aprofundar os conhecimentos em Lógica Formal (ou Matemática): - propiciar uma familiarização com o emprego de linguagem formal; - trabalhar as noções básicas do Cálculo de Predicados de 1ª ordem, como o substrato lógico para o tratamento de Teorias Axiomáticas (de 1ª ordem) na Matemática; - propiciar o desenvolvimento da capacidade de fazer demonstrações, formais ou não; - propiciar a vivência com literatura especializada, de modo a favorecer a autonomia de textos que tratam de Lógica Matemática; - discutir os limites da Lógica de primeira ordem e, eventualmente, propiciar uma introdução ao significado histórico do teorema da incompletude de Gödel e ao escopo de outras lógicas.
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre a evolução dos conceitos da Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e da humanidade como um todo.
Desenvolver competências para utilização e análise crítica de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar fundamentos teóricos –relativos aos aspectos cognitivos, epistemológicos e didáticos –de propostas de integração de recursos digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar processos de construção de conhecimento matemático mediados pelas tecnologias digitais. Estudar processos de gênese instrumental em situações que integram recursos digitais, tanto do ponto de vista das práticas matemáticas de alunos quanto das práticas didáticas de professores. Analisar e/ou conceber cenários de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais visando subsidiar as práticas docentes de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior.
Possibilitar ao aluno graduado, professor de Matemática de diferentes níveis, um estudo mais profundo e crítico de conceitos fundamentais sobre números reais, funções e aproximação de funções, enfatizando aspectos históricos. Em particular, problematizar a representação decimal dos números reais e salientar as diversas definições matemáticas dos números π e e.
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre a evolução dos conceitos da Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e da humanidade como um todo.