Capacitar os estudantes de pós-graduação a compreender os conceitos básicos da estrutura de um genoma bem como o uso e aplicação das novas ferramentas da biologia molecular e bioinformática em estudos de sequenciamento de nova geração. Para isto, serão apresentados aos estudantes princípios da estrutura do DNA genômico, mRNA e miRNA, técnicas moleculares de sequenciamento de nova geração (next generation sequencing, NGS), introdução à bioinformática e uso de ferramentas da bioinformática para análise de dados de sequenciamento amplo por meio de atividades práticas computacionais. Desta forma, estes estudantes estarão aptos a pensar, desenvolver e aplicar estas ferramentas em seus próprios projetos de mestrado ou doutorado na área da genômica, bem como colaborar em projetos do grupo em que fazem parte.
Possibilitar aos pós-graduandos conhecer as linhas e projetos de pesquisa em andamento na Pós-Graduação em Biociência Animal e em outros Programas, procurando capacitá-los a apresentar seminários, discutir projetos e resultados científicos.
Proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos específicos das espécies convencionais de laboratório, a fim de desenvolver o nível adequado e apropriado de responsabilidade dos profissionais e pesquisadores na experimentação animal.
1. Compreender a lógica ao utilizar a linguagem R 2. Criar e manipular banco de dados 3. Perfazer análises estatísticas utilizando a linguagem R
Estabelecer formação do pós-graduando no sentido de delinear experimentos e analisar seus resultados, desenvolvendo senso crítico para avaliação de trabalhos científicos, direcionado à sua área de atuação.
Esta disciplina objetiva oferecer aos estudantes a oportunidade de uma profunda análise sobre os mais avançados temas em biologia reprodutiva dos mamíferos. Ela é indicada para estudantes que possuam bom entendimento dos fundamentos da biologia reprodutiva. Os tópicos a serem estudados serão diferentes a cada ano e serão escolhidos com base nos avanços científicos publicados em periódicos de destaque no último biênio. Pretende-se estimular o estudante a identificar novas questões e, consequentemente, formular hipóteses a serem pesquisadas, fazendo-o pensar metodologicamente em soluções que respondam essas questões e suportem suas hipóteses.
A disciplina tem por objetivos trazer à atenção dos alunos de pós-graduação diferentes aspectos associados à atividade docente no ensino superior de forma a despertar neles o interesse por tal atividade, bem como promover a reflexão e discussão acerca de questões variadas relacionadas à prática docente no âmbito do ensino superior, com as quais muitos irão se deparar em sua carreira profissional após a pós-graduação. Além disso, a disciplina visa também dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinada a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade de ensino na graduação.
Proporcionar aos alunos da pós-graduação um estudo minucioso e atualizado sobre o sistema imune e seus mecanismos efetores e suas implicações na saúde e na doença, visando aproveitar este conhecimento nas diferentes áreas e projetos do programa da pós-graduação. Será dado ênfase especial ao estudo das estruturas moleculares e das células que estão envolvidas nos mecanismos de ativação, regulação e ação do sistema imune contra microrganismos invasores e causadores de doenças infecciosas e parasitárias.
A disciplina visa oferecer ao aluno informações fundamentais para o melhor aproveitamento das atividades de pesquisa. Destacam-se a discussão sobre ética científica, o desenvolvimento de um raciocínio lógico para a formulação de uma hipótese consistente, a preparação de projetos adequados a cada situação, as melhores abordagens para a obtenção de financiamentos com agências de fomento e maximizar o uso de ferramentas digitais para facilitar a confecção de dissertações e teses. Ademais, o aluno será treinado para desenvolver a apresentação em público e explorar a melhor maneira de apresentar seus resultados nos diversos meios de comunicação, com foco principal em revistas científicas.