Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
Capacitar os alunos para a elaboração de um projeto que contemple a síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso visando seu aprimoramento técnico-científico e a consolidação do perfil acadêmico e profissional pela experimentação e solução de problemas.
1) Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico-científico, com a realização de um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso; 2) Acelerar a maturidade profissional do graduando em Engenharia Agronômica através de um trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente da ESALQ. Por \"caráter profissional\"; entende-se que o TCC apresenta nível técnico-científico compatível com a atividade dos Engenheiros Agrônomos em exercício na sociedade brasileira; e 3) Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.
Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
Capacitar o aluno a desenvolver um projeto de desenvolvimento de produto, desde sua concepção até o lançamento do no mercado, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas básicas e aplicadas do curso.
Capacitar os alunos para a realização do trabalho de conclusão que contemple a síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso visando seu aprimoramento técnico-científico e a consolidação do perfil acadêmico e profissional pela experimentação e solução de problemas.
Fornecer conhecimentos básicos sobre os principais sistemas de produção agrícola, florestal e zootécnica no Brasil, a origem e a história da agricultura, das ciências florestais e da zootecnia, os aspectos relacionados com a domesticação de plantas e animais e sua utilização para atender às demandas da sociedade. Assinalar a oportunidade da inserção do biólogo nas pesquisas básicas voltadas para os sistemas produtivos. Avaliar os impactos ambientais dos agroecossistemas e a forma de minimizá-los.
A disciplina tem como objetivo a recepção e introdução do ingressante à vida universitária (etapa de Prevenção/Precaução) como subsídio às outras disciplinas que iniciam com a \"etapa de adaptação\". O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos como um instrumento auxiliar no planejamento de sua vida acadêmica durante todo o curso
Proporcionar ao ingressante uma visão geral, mundial e do Brasil de agricultura, agronegócio e Engenharia Agronômica. Oferecer ao aluno informações a respeito de sua formação, perfil profissional, atribuições e mercado de trabalho. Permitindo o estabelecimento de uma agenda preliminar e um planejamento curricular de acordo com sua metas.