Jornalismo e Editoração
A disciplina tem um caráter teórico e reflexivo sobre as recentes transformações dos processos comunicacionais na sociedade digitalizada. Objetiva conhecer e discutir o pensamento dos autores contemporâneos Yuval Noah Harari e Byung-Chul Han, bem como os autores que os embasam, a partir de suas recentes pesquisas publicadas no país. Explorar temáticas inovadoras e transversais ainda em incorporação pelo campo da Comunicação. Espera-se que os participantes tenham uma visão introdutória destes pensadores recentes para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Compreensão dos mecanismos de introdução, expansão e desenvolvimento da produção impressa no Brasil, nos séculos XIX e XX, à luz dos movimentos internos que concorreram para a emancipação e modernização da sociedade brasileira e seus pontos de contato com as mutações observadas no âmbito da comunicação impressa em escala internacional.
1. Ajudar o aluno a compreender a profissão de jornalista a profissão de editor de livros, levando em conta que ambas fundadas no direito à informação e na liberdade de expressão, têm como função maior levar ao público a verdade dos fatos e a pluralidade das ideias. A postura crítica e independente contribui para a excelência nos dois casos e ajuda a formar cidadãos capazes de vigiar, delegar e exercer o poder. 2. Fornecer ao aluno os conceitos elementares e os parâmetros básicos para que ele saiba equacionar os dilemas éticos vividos no exercício profissional do jornalismo e da editoração. 3. Apresentar algumas das grandes questões da Ética – aqui compreendida preliminarmente como parte da Filosofia que estuda costumes e valores.

Identificar os suportes da escrita que antecederam ao formato do livro (códice) nas sociedades antigas, bem como as múltiplas questões relacionadas às suas mutações. Refletir sobre as formas de mediação existentes entre o autor e o público leitor, com especial ênfase no período imediato que antecede à descoberta dos tipos móveis (sec. XIII-XIV), até o aparecimento do livro impresso, este “fermento” da cultura ocidental, no século XV. A análise se estende ao mundo do livro no contexto da Revolução Industrial (séculos XVIII-XIX), quando se analisa os primórdios de uma atividade editorial destinada à produção em larga escala.


Os alunos deverão produzir programas experimentando diferentes formatos do radiojornalismo. A disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno a oportunidade de produzir programas que possam ser veiculados visando a desenvolver maior conhecimento e domínio das especificidades do meio radiofônico como divulgador de notícias.
A disciplina tem como finalidade estudar e avaliar as manifestações jornalísticas no rádio, preparando os alunos para a utilização das técnicas de elaboração de programas jornalísticos, desenvolvendo o conhecimento das potencialidades do meio, aliado ao estudo crítico do jornalismo praticado no rádio atual.