Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Ajuda com Pesquisar cursos
Conhecer novas ferramentas e métodos, para o desenvolvimento de novos produtos e processos e simultaneamente, aumentar a qualidade sensorial e segurança do alimento. Tais métodos, em especial o uso da irradiação de alimentos, luz ultravioleta, alta pressão, ultrassom, pulso elétrico, aplicação de ozônio, crio concentração, poderão ser conhecidos e usados como um complemento dos métodos convencionais de refrigeração, congelamento, calor e desidratação, bem como seus métodos de detecção e controle de qualidade.
Apresentar os principais fundamentos de Química Analítica, com ênfase em equilíbrios químicos e discutir aplicações em métodos clássicos e instrumentais. Desenvolver uma visão crítica e abrangente sobre a Química Analítica, visando fundamentar a tomada de decisões sobre métodos e técnicas analíticas.
Fornecer conhecimentos necessários para os fundamentos e instrumentação de técnicas analíticas utilizadas para a determinação de elementos essenciais e tóxicos, e de alguns compostos orgânicos em alimentos. A maioria das técnicas selecionadas é encontrada em laboratórios de controle de qualidade de indústrias de alimentos, em institutos de pesquisa, laboratórios de universidades e laboratórios privados que prestam serviços de análise de alimentos.
A disciplina visa fornecer aos estudantes uma noção integrada dos fundamentos da bioinformática aplicada a estudos de genômica; transmitir noções de programação de computadores e biologia computacional, de modo que o estudante seja capaz de manusear e mensurar os dados do seu projeto de pesquisa, gerando respostas biológicas; capacitar o estudante a uma compreensão dos genomas e dos algoritmos básicos para análise de dados de sequências; introduzir os serviços de bioinformática mais utilizados.
Ministrar uma visão geral para os alunos do Curso de Graduação da ESALQ sobre análises de amostras vegetais e de solo para fins de diagnósticos de fertilidade do solo e estado nutricional de plantas.
Levar ao aluno conhecimentos sobre Biologia Geral, de maneira a abordar as diferentes disciplinas da área de Ciências Biológicas. Outro objetivo é oferecer a oportunidade aos alunos ingressantes entrarem em contato com os professores ou pós-doutores para realização de estágios e de iniciação científica.
A disciplina visa fornecer aos estudantes uma noção integrada dos fundamentos da bioinformática aplicada a estudos de genômica; transmitir noções de programação de computadores e biologia computacional, de modo que o estudante seja capaz de manusear e mensurar os dados do seu projeto de pesquisa, gerando respostas biológicas; capacitar o estudante a uma compreensão dos genomas e dos algoritmos básicos para análise de dados de sequências; introduzir os serviços de bioinformática mais utilizados

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP