Prática de Saúde Pública
Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar e discutir a gestão e planejamento em saúde e possibilitar a compreensão da gestão pública do SUS nas três esferas de governo e nos vários serviços de saúde.
1.As diferentes lógicas para pensar a atenção à saúde: necessidades, cuidado, integralidade X risco, ação programática, focalização. 2.Dos sistemas às redes de atenção. 3.Redes: da pirâmide ao círculo. 4.O dilema da porta de entrada. 5.O mito da referência-contrarreferência. 6.Responsabilidade fragmentada ou responsabilização compartilhada? 7.A gestão que dificulta ou facilita a produção do cuidado. 8.Educação Permanente em Saúde e a construção de novos pactos. 9.Dispositivos para produzir outros encontros entre diferentes equipamentos que compõem as redes: Regulação, Matriciamento, Apoio e outros. 10.Ferramentas analíticas do processo de trabalho em saúde.

A disciplina tem como objetivo delimitar e problematizar no campo da saúde coletiva as questões centrais relativas à política, planejamento e gestão em saúde, assim como discutir os princípios do sistema único de saúde (SUS) e analisar tendências e desafios na área. Deverá identificar diferentes abordagens metodológicas com potencial para traçar os limites e alcances das políticas públicas e permitir aos alunos de pós-graduação a identificação das distintas abordagens e problemáticas da linha de pesquisa de Política e Gestão em Saúde.

• Conhecer os princípios e pressupostos da promoção da saúde e seus principais campos de atuação; • Identificar e analisar as concepções teóricas que têm orientado as iniciativas de promoção da saúde no Brasil e as metodologias e técnicas utilizadas; • Discutir qual o papel do profissional de saúde pública na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de programas e intervenções de promoção da saúde

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP