Engenharia de Comp e Sist Digitais
Ajuda com Pesquisar cursos
Introduzir as estruturas e formalismos computacionais básicos utilizados em Engenharia, aplicados à solução de problemas da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Computação. Goals: The goal is to introduce the basic computational structures and formalisms used in the solution of problems in the area of Electrical Engineering and Computer Engineering.
Apresentar aos alunos o enfoque adaptativo para a resolução de problemas complexos, o conceito de adaptatividade aplicado a dispositivos computacionais, a teoria correspondente, a tecnologia adaptativa resultante de sua aplicação a casos práticos, estado da arte e aplicações principais em diversos ramos de atividade profissional.
Estudo e análise de teorias e técnicas de inteligência artificial. Desenvolver trabalhos baseados nos tópicos do curso. Motivar o desenvolvimento de teses e dissertações que usam técnicas de inteligência artificial.

Familiarização com os conceitos de linguagens de programação de alto nível e seus processadores. Técnicas de especificação, projeto, simulação, análise e implementação de componentes de compiladores para linguagens de alto nível imperativas.

Apresentar uma introdução aos fundamentos matemáticos da Ciência da Computação, com ênfase em linguagens, reconhecedores (autômatos) e geradores (gramáticas). Enfatiza-se o estudo de dois tipos de questões no nível teórico: (i) Quais computações podem ser feitas em um computador? (ii) Quão eficientemente podem ser realizadas?

Introduzir ao aluno os conceitos essenciais de Inteligência Artificial, enfatizando os problemas tratados, as linguagens utilizadas e principais aplicações práticas. Goals: Introduce students to the essential concepts of Artificial Intelligence, emphasizing the main languages used and practical applications.

Introduzir os conceitos de programação Orientada a Objetos e utilizá-los no desenvolvimento de uma aplicação em Engenharia Elétrica. A aplicação é desenvolvida de forma incremental, isto é, são agregadas novas funções a cada aula. Desenvolver a capacidade dos alunos para organização, construção, teste e depuração de programas.

O objetivo desta disciplina é o de familiarizar os alunos com a área de pesquisa de Sistemas Multiagentes. Nascida de interesses comuns das áreas de Inteligência Artificial, Lógica, Ciências Sociais e Sistemas Distribuídos, a área estuda modelos, teóricos e algorítmicos, de agentes artificiais autônomos que interagem para resolver um determinado problema. O objetivo da disciplina é o de introduzir os conceitos básicos da área, bem como o de apresentar os principais temas atuais de pesquisa.

Fornecer ao aluno capacidade de construção e análise de algoritmos e de estruturas básicas de dados (representação, construção e manipulação). Utilizar exemplos de aplicações e avaliações de uso destas técnicas na resolução por computador de problemas que são relevantes para a Engenharia Elétrica.

Provide the student with the ability to build and analyze algorithms and elementary data structures (representation, construction, and manipulation). Examples are given of how to implement and evaluate these concepts and techniques to solve computational problems relevant to Electrical Engineering.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP