Eng Mecatrônica Sist Mecânicos
Ajuda com Pesquisar cursos

Introduzir os conceitos de modelagem e design de sistemas, especialmente dos sistemas automatizados, que congregam hardware e software. Estudo dos sistemas automatizados baseados e integrados por Sistemas de Informação, e seu processo de modelagem e design.

Introduzir os conceitos de modelagem de sistemas discretos e suas aplicações usando o formalismo de redes de Petri e autômatos finitos. Habilitar os participantes a usar software de apoio de forma criteriosa e cuidadosa para análise de sistemas discretos, em especial os sistemas automatizados simples, com ordenação parcial e de tempo real.
Conceitos básicos de Engenharia. Introdução à metodologia de projeto. Simulação de um projeto de Engenharia Mecatrônica. Definição do problema, ferramentas da Engenharia e formação de alternativas de solução. Estabelecimento de critérios. Escolha e avaliação de soluções. Especificação da solução. Planejamento da produção. Produção automatizada e semi-automatizada.
Aprender a projetar e construir software embarcado e de tempo real.

Os sistemas de informação são responsáveis por uma parte considerável dos sistemas automatizados, especialmente aqueles voltados a serviço, ou à associação entre serviço e manufatura, ou entre serviço e agronegócio. Inserem-se portanto na visão occidental e mais ampla dos sistemas automatizados de grande porte, que se destacam dos sistemas embarcados, miniaturizados, ou inseridos em dispositivos.

Nesta disciplina discutiremos a modelagem e design destes sistemas e os seus conceitos básicos (com o Prof. Marcos Barretto) e no laboratório trataremos da implementação destes sistemas.

A disciplina não tem pré-requisitos oficiais, mas estamos supondo que todos os alunos lembram dos conceitos apredidos em PMR 2300 e na disciplina inicial de computação ministrada pelo Depto. de Ciência da Computação do IME. A base da implementação será em linguagem Java (recomenda-se o uso do Netbeans como suporte) para implementação dos processos, com interface web (usando a linguagem padrão HTML), e sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP