Interdepartamentais da EERP
Geral: Que o aluno seja capaz de desenvolver atributos procedimentais, cognitivos e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde da área hospitalar por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da pratica profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clinicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica. Específicos: Os objetivos específicos a serem alcançados pelos estudantes estão descritos na perspectiva da atuação gerencial, assistencial, investigativa e educativa permeada pelas habilidades atitudinais. Dimensão Atitudinal O estudante deverá ser capaz de: -- Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; -- Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas; -- Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão, perseverança; -- Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade; -- Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade; -- Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares; -- Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH : roupa branca, jaleco branco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário; -- Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe; -- Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de avaliação e auto avaliação. Dimensão Gerencial O estudante deverá ser capaz de: -- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; -- Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS; -- Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar; -- Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde; -- Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela; -- Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família; -- Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços; -- Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis; -- Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar; -- Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário; -- Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado; -- Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência; -- Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar; -- Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos; -- Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde; -- Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais; -- Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde. Dimensão Assistencial O estudante deverá ser capaz de: -- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; -- Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde); -- Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado; -- Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal); -- Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar; -- Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade); -- Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores. Dimensão Investigativa: O estudante deverá ser capaz de: -- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; -- Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas; -- Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde; -- Elaborar portfólio reflexivo / relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde. Dimensão Educativa: O estudante deverá ser capaz de: -- Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar; -- Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem; -- Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar; -- Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas; -- Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde.
Geral Que o aluno seja capaz de: desenvolver atributos procedimentais, cognitivos e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde da área hospitalar por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da pratica profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clinicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica. Específicos Os objetivos específicos a serem alcançados pelos estudantes estão descritos na perspectiva da atuação gerencial, assistencial, investigativa e educativa permeada pelas habilidades atitudinais. Dimensão Atitudinal O estudante deverá ser capaz de: • Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; • Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas; • Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão, perseverança; • Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade; • Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade; • Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares; • Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH : roupa branca, jaleco branco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário; • Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe; • Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de avaliação e auto avaliação. Dimensão Gerencial O estudante deverá ser capaz de: • Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; • Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS; • Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar; • Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde; • Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela; • Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família; • Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços; • Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis; • Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar; • Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário; • Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado; • Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência; • Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar; • Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos; • Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde; • Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais; • Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde. Dimensão Assistencial O estudante deverá ser capaz de: • Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; • Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde); • Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado; • Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal); • Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar; • Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade); • Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores. Dimensão Investigativa: O estudante deverá ser capaz de: • Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais; • Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas; • Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde; • Elaborar portfólio reflexivo / relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde. Dimensão Educativa: O estudante deverá ser capaz de: • Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar; • Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem; • Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar; • Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas; • Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde.
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.