Apresentar e discutir as noções teórico-metodológicas de dialogismo e perspectiva presentes no campo heterogêneo de ideias que caracterizam a vertente semiótico-cultural do construtivismo em psicologia (Simão, 2005). Confrontar estas noções de perspectiva e dialogismo com proposições que se encontram contemporaneamente na fronteira do construtivismo semiótico cultural em psicologia, colocando em evidência aproximações e afastamentos com abordagens dialógicas e perspectivistas em antropologia. Refletir sobre as possibilidades e os limites do modelo de “multiplicação dialógica” (Guimarães, 2010) para compreensão de relações eu-outro-mundo, ao buscar uma articulação integrativa dos perspectivismos presentes no construtivismo semiótico-cultural e na antropologia americanista
O principal objetivo desta disciplina é promover a reflexão histórico-filosófica sobre a construção do conhecimento psicológico, sobre as práticas psicológicas e sobre problemas envolvidos na formação e no exercício profissional em Psicologia. Essa reflexão terá como base aulas expositivas sobre temas e questões que estiveram presentes desde as origens da Psicologia como campo de saber e que ainda o estão, contemporaneamente, embora revestidas de outras formas e sentidos. Adicionalmente, serão também trabalhados pelos alunos, através de leitura e discussão supervisionadas pelos docentes e monitores, textos de autores fundamentais na construção e discussão sobre aqueles temas e questões.