Clínica Médica
A disciplina tem como objetivo apresentar e discutir de forma critica os principais estudos clínicos / moleculares atuais em Cancerologia Clinica e Radioterapia da atualidade que apresentaram impacto clinico direto na evolução de determinadas neoplasias malignas. O enfoque está voltado não apenas para ensaios clínicos em busca de novas terapias e combinações de diferentes modalidades terapêuticas, mas também na análise de biomarcadores preditivos e prognósticos com aplicabilidade clinica comprovada. O conteúdo será abordado através de aulas ministradas por professores convidados e seminários em sala de aula supervisionados pelos docentes responsáveis pela disciplina.

Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a: Compreender as várias teorias educacionais aplicáveis à educação do adulto; Enumerar os fatores que afetam positiva ou negativamente o ambiente de aprendizagem; Compreender os princípios básicos para o desenvolvimento dos currículos dps programas educacionais na área da saúde; Enumerar diferentes formatos de currículos,estabelecidos conforme diferentes concepções; Analisar criticamente os métodos mais usuais de ensino e aprendizagem, comparando os mais tradicionais com propostas mais inovadoras; Compreender os princípios e as formas de utilização dos métodos de aprendizado ativo, com base na análise de problemas reais de saúde; Compreender o papel da avaliação formativa no reforço do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação da qualidade e da eficácia dos processos educacionais na área da saúde e enumerar as diferentes maneiras de implementá-la.

Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a:  Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde;  Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidades próximas à comunidade ou de nível mais especializado;  Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividades formativas dos programas educacionais na área da saúde;  Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informação e comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde;  Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante;  Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento do docente da área da saúde;  Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência.