Engenharia de Alimentos
Fornecer ao aluno instrumentos para a compreensão global dos processos bioquímicos com fins de operação, otimização ou projeto de plantas industriais destinadas a tais processos.
Ensinar as técnicas de dimensionamento dos principais equipamentos de tratamento e processamento térmico de alimentos. Disciplina de formação profissional geral.
Elaborar um projeto para a indústria alimentícia abordando os conceitos de sistema e avaliação econômica, mercado, projetos de processo e produto e estudo de arranjos físicos visando à apreensão de como estas técnicas são aplicadas no planejamento industrial e na confecção de estudos na indústria.
Introduzir o aluno nos conceitos de formas de energia e suas transformações (calor, trabalho, energia interna, entalpia, entropia), analisando as restrições (primeira e segunda leis) aos processos. O aluno deverá ser capaz de analisar tais processos através de balanços energéticos e fazer correlações entre grandezas utilizando o formalismo termodinâmico.
A disciplina tem como objetivo estudar a importância dos microrganismos na indústria de alimentos e o controle de seu crescimento nos alimentos. Microrganismos deterioradores, patogênicos e benéficos. As técnicas de análises/cultivo dos microrganismos de interesse aos alimentos, seja indesejáveis, que causam a deterioração do alimento, seja os desejáveis, como as culturas iniciadoras. Despertar para a importância das ferramentas de segurança alimentar. Disciplina de formação profissional específica da Engenharia de Alimentos.
Fornecer os conceitos fundamentais dos mecanismos de transferência de calor em fluidos e sólidos e suas aplicações em processos industriais. Capacitar o aluno a modelar e resolver problemas de interesse em transferência de calor, com escolha adequada de hipóteses e uso de ferramentas correspondentes de solução. Disciplina de formação básica em engenharia.
Capacitar o aluno a projetar instalações de água, vapor, ar comprimido, vácuo e gases, escolhendo os correspondentes instrumentos para medida e controle. Disciplina de formação profissional em engenharia.
Abordar a influência da cadeia do frio na conservação dos alimentos perecíveis através dos conceitos de resfriamento e congelamento. Ensinar os conceitos de propriedades térmicas dos alimentos, carga térmica e suas importâncias no dimensionamento de uma câmara frigorífica, ampliando o conhecimento em estocagem e distribuição frigorífica. Estudar os ciclos frigoríficos, tipos de equipamentos, seleção e operação de um sistema, além de manutenção e segurança. Abordando ainda psicrometria, tratamento de ar e fluidos refrigerantes. Ao final do curso o aluno estará apto a projetar um sistema frigorífico. Disciplina de formação profissional específica de Engenharia de Alimentos.
Apresentar os conceitos dos processos não convencionais empregados na conservação de alimentos assegurando uma vida de prateleira estendida com qualidade nutricional e sensorial, e de segurança do alimento.