- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância - Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil. - Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança. - Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral - Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças
2. OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Contextualizar as políticas de atenção à saúde mental do adulto portador de transtorno mental e desenvolver estratégias do processo de cuidar em enfermagem em saúde mental nos diversos cenários da rede de atenção à saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial II e III e Álcool e outras drogas, Ambulatório especializado; ações integradas à atenção básica, no Programa de Saúde da Família), utilizando as tecnologias do cuidado de enfermagem em saúde mental. 

 3. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos de saúde mental (transtornos mentais severos e persistentes), e mais 9% (totalizando 12% da população geral do país – 20 milhões de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves) dentre os quais encontra-se o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Daí a necessidade de preparar o futuro enfermeiro para o trabalho em saúde e o enfrentamento dessa problemática no atual contexto das políticas de saúde mental do país norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro e da Reforma Psiquiátrica. 

 4. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos adquiridos no programa serão empregados em todos os campos do trabalho em saúde, uma vez que os instrumentos específicos do cuidado de enfermagem em saúde mental são propedêuticos na sua essência, porque são conhecimentos relacionados à expressão humana mais complexa e profunda, às formas de relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com grupos. As atividades práticas e reflexivas nos cenários da atenção especializada aos usuários com transtornos mentais severos e persistentes propiciam ao discente a aplicação de tecnologias relacionais, estratégias terapêuticas de excelência no cuidado em saúde mental, e que é um instrumento fundamental nos diversos campos do trabalho em saúde, com vistas à proposição e implementação do projeto terapêutico. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar as políticas de atenção à saúde do adulto com transtorno mental, no Sistema Único de Saúde. 2. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtorno mental e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 4. Fundamentar e propiciar o estabelecimento do relacionamento interpessoal enfermeira-paciente e família com objetivos terapêuticos. Referente à ação discente: 1. Analisar as políticas públicas de saúde mental e os cenários de prática da enfermagem na saúde mental. 2. Planejar o plano terapêutico do adulto com transtorno mental na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Identificar e aplicar as diferentes tecnologias disponíveis para o cuidado em saúde mental nos diferentes cenários de prática.

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS Referentes à ação docente: Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença; Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria. Referentes à ação discente: Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico; Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família; Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada; Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria; Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.