Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
GERAL DO MÓDULO Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem, visando à atenção integral e humanizada às necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Instrumentalizar o planejamento, a implementação e a avaliação da assistência de enfermagem na atenção básica. 2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas ações voltadas a grupos específicos. 3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais. (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente). Referentes à ação discente: 4. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na Atenção Básica considerando os diferentes grupos demográficos e perfis epidemiológicos 5. Realizar monitoramento das necessidades de saúde na Atenção Básica; 6. Prestar cuidados de enfermagem a pessoas, famílias e grupos, nos diferentes ciclos de vida, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clinica, ética e relacional/interacional; 7. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial e gerencial de enfermagem e do serviço de saúde na atenção básica Referentes ao conteúdo: 7. Discutir e analisar a Estratégia Saúde da Família. 8. Conhecer e aplicar o calendário, indicações e contra-indicações dos imunobiológicos preconizados no Programa Nacional de Imunização. 9. Estabelecer as etapas do processo de enfermagem, com enfoque na interpretação, planejamento, intervenção e avaliação. 10. Estabelecer as etapas da consulta de enfermagem 11. Estabelecer as etapas da visita domiciliária 12. Discutir as possibilidades e limitações dos sistemas de informação em saúde, com especial atenção ao Sistema de Informação da Atenção Básica 13. Estabelecer as bases e os parâmetros de intervenção na atenção básica considerando os diferentes grupos demográficos e perfis epidemiológicos 14. Introduzir os fundamentos de gerência em saúde e enfermagem 15. Discutir os conceitos de participação e controle social
1. Efetuar práticas de proteção à exposição de agentes infecciosos e transmissíveis, voltadas aos usuários e trabalhadores, particularmente os da área da saude e reconhecer outros riscos ocupacionais (físicos, químicos e outros). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS. Aluno: • Reconhecer o potencial de transmissibilidade e infectividade de patógenos nas suas diversas fontes; • Identificar situações de exposição, particularmente de trabalhadores e usuários de serviços de saúde, aos riscos biológicos e os agravos relacionados a essa exposição; • Descrever as práticas de proteção à agentes infecciosos; • Reconhecer e utilizar as recomendações, ações e fluxos na ocorrência de exposição ao risco biológico; • Utilizar medidas de proteção ao risco biológico (vacinação, uso de equipamentos de proteção, otras condutas), inclusive na realização das atividades práticas; • Identificar outros riscos ocupacionais no cuidado de enfermagem. Docente: • Estimular a capacidade crític-reflexiva do aluno para reconhecer o potencial de transmissibilidadee infectividade de patógenos nas suas diversas fontes; • Oportunizar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento de competências relacionadas à prevenção da exposição ao risco biológico nas diferentes situações do cuidado de enfermagem.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Identificar necessidades de saúde de famílias de diferentes grupos sociais de um determinado território. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiam a proposição das práticas de Enfermagem, tendo como referência o Sistema Único de Saúde (SUS) SITUAÇÕES NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA . O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiarão módulos de semestres seguintes, o módulo “ações educativas e relacionamento humano na prática de Enfermagem” e “Enfermagem na Atenção Básica”. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Facilitar a inserção do estudante no espaço universitário; 2. Proporcionar instrumentos e métodos que favoreçam a expressão do estudante em relação à heterogeneidade do grupo; 3. estimular a procura de material didático para instrumentalizar o estudante na busca de nexos entre a realidade observada e o substrato teórico que subsidiará a leitura e a interpretação de necessidades de saúde de indivíduos e famílias dos diferentes grupos sociais; 4. Promover e fundamentar a síntese entre a realidade observada e o conhecimento que subsidia a interpretação de tal realidade; 5. Mediar a identificação de necessidades de saúde dos grupos sociais de um determinado território; Referente à ação discente: 1. Situar-se num grupo heterogêneo de estudantes, reconhecendo as diferenças e potencialidades individuais e grupais, e as atitudes necessárias para o desenvolvimento do trabalho; 2. Expressar seu universo de valores e visões de mundo no processo ensino-aprendizagem; 3. Organizar-se para o trabalho em grupo; 4. Conhecer os limites e as possibilidades da convivência do espaço universitário; 5. Compreender textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das idéias; 6. Adquirir conhecimento específico de conceitos, fatos, terminologias, dados e informações sociais de saúde ; 7. Incorporar os conceitos nucleares do módulo; 8. Identificar e discutir as políticas de saúde nos diferentes momentos históricos do país; 9. Identificar condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais, em determinado espaço geo-social (território); 10. Relacionar os processos saúde-doença às condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais; 11. Incorporar resultados de pesquisa, correlacionando-os a conceitos trabalhados no módulo, para ancorar a leitura e interpretação da realidade; 12. Obter e organizar dados referentes aos indicadores sociais e de saúde a partir dos sistemas de informação em saúde; 13. Reconhecer que necessidades de saúde são necessidades de reprodução social.

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