Alimentos e Nutrição Experimental

O enfoque nutricional será dado a partir dos conhecimentos sobre o alimento (primeiro módulo) e os processos bioquímicos e fisiológicos do organismo (Bioquímica e Fisiologia como pré-requisitos). Assim, a partir do alimento (primeiro módulo), o aluno conhecerá as interações entre os nutrientes em nível pré absortivo, absortivo e pós-absortivo, sua distribuição compartimental e sua depuração. Com isso, terá condições, por exemplo, de interpretar e propor parâmetros de avaliação nutricional e biomarcadores de ingestão alimentar, identificar disturbios nutricionais e participar da execução de estratégias para combatê-los. O conhecimento das interações entre os nutrientes , os fármacos e os genes permitirá ainda que o aluno pense as interrelações entre a evolução, o meio-ambiente e o organismo humano e que tenha uma visão mais abrangente da questão da Saude no século XXI.

O enfoque nutricional será dado a partir dos conhecimentos sobre o alimento (primeiro módulo) e os processos bioquímicos e fisiológicos do organismo (Bioquímica e Fisiologia como pré-requisitos). Assim, a partir do alimento (primeiro módulo), o aluno conhecerá as interações entre os nutrientes em nível pré absortivo, absortivo e pós-absortivo, sua distribuição compartimental e sua depuração. Com isso, terá condições, por exemplo, de interpretar e propor parâmetros de avaliação nutricional e biomarcadores de ingestão alimentar, identificar disturbios nutricionais e participar da execução de estratégias para combatê-los. O conhecimento das interações entre os nutrientes , os fármacos e os genes permitirá ainda que o aluno pense as interrelações entre a evolução, o meio-ambiente e o organismo humano e que tenha uma visão mais abrangente da questão da Saude no século XXI.

O aluno, ao final do curso, deverá ter condições de refletir sobre questões universitárias, atividade docente e sua abrangência, e de aprimorá-las. Objetivo específico: Desenvolver um profissional com maior capacitação: (1) para avaliar e aprimorar sua relação com o aluno e com o conhecimento que pretende transmitir (2) para propor e ministrar uma disciplina de graduação (3) para utilizar técnicas adequadas para salas de aula, palestras, conferências, simpósios, mesas redondas.
Conhecer e aplicar os métodos de determinação de componentes básicos de alimentos. Identificar as diferentes fontes de informação sobre a composição dos alimentos.
Conhecer e aplicar os métodos de determinação de componentes básicos de alimentos. Identificar as diferentes fontes de informação sobre a composição dos alimentos.