Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
A disciplina tem por finalidade o registro do cumprimento das 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais, exigidas pela resolução CNE/CP2, de 19/02/2002, e pelo Programa de Formação de Professores da USP, de forma tal que essas atividades formem parte da formação de futuros professores como componente comum dos cursos de Licenciatura com o objetivo da ampliação do universo cultural através de um conjunto aberto de atividades formativas no sentido amplo.
O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas por meio da: (1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científicas na área de Ciências Biológicas, (2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações, (3) discussão dos conceitos de ser vivo e de espécie, (4) reflexão sobre as abordagens sistêmica e reducionista nas Ciências Biológicas, (5) distinção entre teleologia e teleonomia em ciências biológicas, (6) análise crítica dos principais elementos da teoria evolucionista. (7) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo-dedutivos em ciências biológicas.
Reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à prática docente. Adquirir subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Obter instrumentos para a busca de dados de pesquisa junto a instituições de Ensino Básico, de modo a promover a aproximação do futuro professor a diferentes realidades do sistema de ensino. Analisar criticamente trabalhos da área de Ensino de Ciências, discernindo sobre sua potencial aplicação em situações concretas de ensino-aprendizagem.