Definir os diversos sistemas de coordenadas usados em Astronomia, estabelecer as relações entre eles e estudar como as posições dos astros podem variar devido aos diferentes fenômenos que as afetam.
Disciplina introdutória, destinada aos alunos ingressantes do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. Os mesmos conceitos serão apresentados com maior detalhamento na disciplina Fundamentos de Astronomia (AGA0215). Nessa primeira parte da Visão Geral em Astronomia são vistos os tópicos referentes a: Instrumentação astronômica, Sistema Solar e Exoplanetas, e Estrelas. Os demais tópicos são abordados na segunda parte, coberta pela ementa da disciplina AGA302.
Disciplina introdutória, destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Em continuidade ao que foi abordado na disciplina AGA0301, essa segunda parte da Visão Geral em Astronomia, apresenta tópicos referentes a: Via Láctea, Galáxias e Observações Cosmológicas. Para embasar a apresentação dos temas, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. Os mesmos conceitos serão apresentados com maior detalhamento na disciplina Fundamentos de Astronomia (AGA0215).
Proporcionar aos estudantes do IAG uma visão das manifestações dos diversos campos da Física na natureza e suas relações com o estudo da Terra, do Espaço e do Universo. A disciplina visa também desenvolver habilidades na resolução de problemas que envolvam conteúdo básico de cálculo diferencial e integral e de vetores.

Oferecer aos alunos de licenciatura e bacharelado em Ciências Humanas e Biológicas, noções básicas de Astronomia, como complemento optativo importante à formação pessoal e profissional.

Apresentar as aplicações espaciais em comunicações, sensoriamento remoto, navegação por satélite e materiais, bem como os fundamentos do desenho e operação de sistemas espaciais.