Ajuda com Pesquisar cursos

O objetivo desse curso é equipar o aluno com um instrumental de análise estatística para consumo e análise de estudos que utilizam dados quantitativos nas áreas de política comparada e relações internacionais. A primeira parte do curso é uma introdução aos conceitos de estatística descritiva e inferência estatística. Na segunda parte do curso, serão explorados problemas de correlação com duas variáveis e análise multivariada com base em exemplos.

Embora as técnicas e os métodos que serão discutidos nesse curso possam ser aplicados a várias sub-áreas das ciências sociais as aulas e os exercícios terão como foco problemas de política comparada e de relações internacionais. O curso pretende promover o debate sobre a seguinte questão central: como podemos utilizar dados quantitativos para comparar países e analisar problemas de relações internacionais?

O curso tem por objetivo apresentar uma introdução aos estudos de Análise de Política Externa (APE), suas principais abordagens e recursos analíticos. Após uma revisão histórica do surgimento da APE, o curso passa a apresentar suas diversas abordagens analíticas. Um conjunto de trabalhos empíricos sobre política externa será examinado, tais como sobre a política externa brasileira e política externa comparada. Tais trabalhos serão examinados sempre sob a ótica dos instrumentais analíticos da APE

Trata-se de conferir ao profissional de RI uma visão ampla, atual e polêmica, sobre um quadro de transformações históricas, políticas, culturais e sociais que movimentam o cenário internacional moderno, tornando inquietantes e desafiadoras as perspectivas de reflexão no interior de um compromisso normativo com temas da democracia, dos direitos humanos e da justiça social.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP