Genética e Biologia Evolutiva
Ajuda com Pesquisar cursos
a) Transmitir aos alunos os conceitos básicos de Genética Humana e Médica, os avanços científicos na área. b) Introdução a bancos de dados de doenças genéticas e análise de sequências genômicas.
(a) transmitir aos alunos os conceitos básicos de Genética Humana e Médica, os avanços científicos na área; discutir a importância crescente do psicólogo no aconselhamento genético e no atendimento a famílias de pacientes com síndromes genéticas; (b) analisar a origem da diversidade no homem, a evolução de sua inteligência e de sua organização social; (c) discutir o papel dos genes no comportamento animal e o dos componentes genético e ambiental no comportamento humano normal e patológico.
- Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. - Relacionar a estrutura à função de ácidos nucleicos. - Interpretar resultados experimentais, computacionais e formular novas questões com base nessa interpretação. - Interpretar textos e solucionar problemas sobre o emprego da tecnologia do DNA recombinante. - Entender os objetivos e repercussões de projetos de análises globais de genomas e sua expressão
Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. Entender os conceitos genético-moleculares a partir de observações experimentais. Interpretar resultados experimentais e formular novas questões com base nessa interpretação. Reconhecer a Biologia Molecular como parte integrante de diversas áreas das Ciências Biológicas.
Aprender conceitos básicos da área que permitam a cada aluno obter de forma autônoma, informações adicionais para seus projetos de pesquisa em “papers” ou seminários da área. Avaliar criticamente métodos empregados no estudo de processos redox em sistemas biológicos.
Rever, organizar e aprofundar conceitos relacionados às bases moleculares da morfologia, função e regulação da célula animal. Ênfase é dada na estrutura e atividade de proteínas que são as biomoléculas efetoras da informação genética. Dessa forma, são apresentados desde conceitos bioquímicos e biofísicos até alguns aspectos de biologia celular de proteínas, os métodos de estudo e como esses processos afetam a função da célula animal. Discutir diversos temas que representam uma extensão natural de assuntos das disciplinas QBQ0230 Bioquímica; BIO0203 Genética; BIO0205 Biologia Molecular e BIO0307 Biologia Molecular para Bacharelado e BIO0206 Biologia Celular. Os tópicos a serem abordados representam interfaces desses diferentes campos do conhecimento. Portanto, é desejável que os alunos dessa disciplina já tenham cursado as disciplinas QBQ0230 Bioquímica; BIO0203 Genética; BIO0205 Biologia Molecular e BIO0206 Biologia Celular do núcleo básico, bem como BIO0307 Biologia Molecular para o Bacharelado.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP