a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
1) Fornecer conceitos e processos de funcionamento básico em ecologia. 2) Tornar o aluno capaz de avaliar o papel de homem na biosfera.

Objetivos da disciplina: 1. Apresentar e discutir estudos que enfatizam a intima relação entre ecologia e evolução; 2. Discutir as consequências desta intima relação para a dinâmica populacional e montagem de comunidades; 3. Discutir estudos com abordagens teóricas e empíricas na área de ecologia evolutiva, a fim de que as questões e os delineamentos de amostragem possam ser amadurecidos; 4. Fomentar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos nas discussões e na produção de material.

Compreender as características do Ensino de Ciências por Investigação. Compreender os aspectos da Natureza da Ciência relacionados ao ensino e à aprendizagem. Reconhecer a importância do Ensino de Ciências por Investigação como abordagem para o desenvolvimento de concepções maduras de Natureza da Ciência na educação científica.