- Título: Ornamento e Alegoria
- I - OBJETIVOS O curso pretende oferecer uma introdução à estética moderna tomando como base a discussão sobre o lugar do ornamento e da alegoria.
- II - CONTEÚDO 1. O que define a arte? O debate entre Batteaux e Mendelssohn. 2. A alegoria em Winckelmann; 3. Uma terminologia para a estética; 4. A crítica à erudição; 5. Moritz e uma proposta de teoria dos ornamentos; 6. Alegoria, símbolo e ornamento no idealismo alemão; 7. Excurso: Bauhaus e o ornamento.
- III - MÉTODOS UTILIZADOS Aulas expositivas.
- IV - ATIVIDADES DISCENTES Dissertação (com tema a ser definido). Prova.
- V - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Dissertação. Prova. Critérios de recuperação: Prova escrita.
- VI - BIBLIOGRAFIA
CASSIRER, E. A Filosofia do Iluminismo. Unicamp: Campinas, 1992.
HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética. Tradução de M.A. Werle. Edusp: São Paulo,2001-2004.
KLEE, P. Pedagogical sketchbook. Introduction and translation by Sibyl Moholy-Nagy.Praeger Publishers: New York, 1972.
KLEE, P. Livro pedagógico de esboços. [Tradução de excertos será fornecida durante ocurso]
MENDELSSOHN, M. "Betrachtungen über die Quellen und die Verbindungen derschönen Künste und Wissenschaften”. [Tradução do artigo será fornecida durante o curso].
MORITZ, K.P. Viagem de um alemão à Itália. Humanitas/Imprensa Oficial do Estadode São Paulo: São Paulo, 2007.
MORITZ, K.P. Conceitos prévios para uma teoria dos ornamentos. [Tradução deexcertos será fornecida durante o curso]
SULZER, J. G. Allgemeine Theorie der schönen Künste (1771-74). [Tradução de excertos será fornecida durante o curso].
SCHELLING, F.W.J. Filosofia da Arte. Tradução de M. Suzuki. WINCKELMANN, J.J. Versuch einer Allegorie, besonders für die Kunst. [Tradução de exercertos será fornecida durante o curso].
- Docente: Oliver Tolle
- Título: Ornamento e Alegoria
- I - OBJETIVOS O curso pretende oferecer uma introdução à estética moderna tomando como base a discussão sobre o lugar do ornamento e da alegoria.
- II - CONTEÚDO 1. O que define a arte? O debate entre Batteaux e Mendelssohn. 2. A alegoria em Winckelmann; 3. Uma terminologia para a estética; 4. A crítica à erudição; 5. Moritz e uma proposta de teoria dos ornamentos; 6. Alegoria, símbolo e ornamento no idealismo alemão; 7. Excurso: Bauhaus e o ornamento.
- III - MÉTODOS UTILIZADOS Aulas expositivas.
- IV - ATIVIDADES DISCENTES Dissertação (com tema a ser definido). Prova.
- V - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Dissertação. Prova. Critérios de recuperação: Prova escrita.
- VI - BIBLIOGRAFIA
CASSIRER, E. A Filosofia do Iluminismo. Unicamp: Campinas, 1992.
HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética. Tradução de M.A. Werle. Edusp: São Paulo,2001-2004.
KLEE, P. Pedagogical sketchbook. Introduction and translation by Sibyl Moholy-Nagy.Praeger Publishers: New York, 1972.
KLEE, P. Livro pedagógico de esboços. [Tradução de excertos será fornecida durante ocurso]
MENDELSSOHN, M. "Betrachtungen über die Quellen und die Verbindungen derschönen Künste und Wissenschaften”. [Tradução do artigo será fornecida durante o curso].
MORITZ, K.P. Viagem de um alemão à Itália. Humanitas/Imprensa Oficial do Estadode São Paulo: São Paulo, 2007.
MORITZ, K.P. Conceitos prévios para uma teoria dos ornamentos. [Tradução deexcertos será fornecida durante o curso]
SULZER, J. G. Allgemeine Theorie der schönen Künste (1771-74). [Tradução de excertos será fornecida durante o curso].
SCHELLING, F.W.J. Filosofia da Arte. Tradução de M. Suzuki. WINCKELMANN, J.J. Versuch einer Allegorie, besonders für die Kunst. [Tradução de exercertos será fornecida durante o curso].
- Docente: Oliver Tolle
- Docente: Marcio Suzuki
- Docente: Marcio Suzuki
- Docente: Oliver Tolle
- Docente: Oliver Tolle
- Docente: Edelcio Gonçalves de Souza