Música
1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, tanto da expressão falada quanto cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Introdução à Regência Coral I e II, e Regência Coral I e II a serem ministradas em semestres posteriores.
Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento; Dinâmica de ensaio; Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; Prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo"); Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. Teorias e Prática da Direção Coral.
Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc
Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento; Dinâmica de ensaio; Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; Prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo"); Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. Teorias e Prática da Direção Coral.
Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc
- Docente: Marcos Camara de Castro
Estabelecer uma base teórica para as reflexões e as práticas em educação musical a partir de três troncos temáticos: filosofia da educação musical, sociologia da educação musical e psicologia da educação musical.
- Docente: Marcos Camara de Castro
Buscar o entendimento dos processos históricos (culturais) que forjaram os estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem em um respectivo período na tradição da Música Ocidental. Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Professor: Diosnio Machado Neto
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
Perceber a realidade educacional do Brasil. - Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. - Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. - Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. - Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes , criativos e produtores de cultura.
- Docente: Marcos Camara de Castro
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
Iniciar os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado nos procedimentos técnicos da Regência Coral.
Propiciar aos alunos uma opção de iniciação à Regência Coral como área secundária de sua formação.
Abrir ao Educador uma área de atuação no campo do canto coletivo, permitindo inclusive que se experimente como liderança musical.
Fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento, dinâmica de ensaio, noções de técnica vocal aplicada ao canto coral, prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo"), desenvolvimento da audição polifônica e harmônica, conhecimento do repertório e da bibliografia específicos.
Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc
Propiciar aos alunos uma opção de iniciação à Regência Coral como área secundária de sua formação.
Abrir ao Educador uma área de atuação no campo do canto coletivo, permitindo inclusive que se experimente como liderança musical.
Fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento, dinâmica de ensaio, noções de técnica vocal aplicada ao canto coral, prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo"), desenvolvimento da audição polifônica e harmônica, conhecimento do repertório e da bibliografia específicos.
Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc
- Docente: Marcos Camara de Castro