Comunicações e Artes
Objetivos Gerais:
Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional.
Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso.
Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador.
Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações.
Objetivo Específico:
Incentivar a participação em ou a organização de atividades educomunicativas em seus diferentes contextos e aplicações.
- Docente: Claudia Lago
A partir da utilização do pensamento racional , discutir a comunicação como objeto de conhecimento, nesse sentido o curso pretende integrar uma visão crítica tanto dos fatos quanto das teorias que tratam do fenômeno da comunicação, tendo como referencial a estrutura e o processo social contemporâneo.
- Docente: Anderson Vinícius Romanini
Discutir as questões ontológicas e epistemológicas da comunicação a partir da semiótica proposta pelo filósofo e lógico norte-americano Charles S. Peirce.
Mostrar que a comunicação é um processo complexo que articula percepção, cognição e representação para produzir e compartilhar significado no interior de comunidades de interpretantes.
Apresentar a doutrina do sinequismo como uma alternativa para tradicional dicotomia entre nominalismo e realismo, e discutir suas implicações para uma possível teoria semiótica da comunicação.
Discutir a posição da comunicação dentro da classificação das ciências proposta por Peirce, bem como sua contribuição nas atuais discussões sobre o campo científico da comunicação e suas pretensões de inter e transdisciplinaridade.
Discutir a análise peirceana das classes de signos, sua arquitetura e tipologia, mostrando suas aplicações nos fenômenos comunicativos contemporâneos.
- Docente: Anderson Vinícius Romanini
A disciplina visa a:
a) Ampliar os conceitos e as práticas efetivadas no semestre anterior;
b) Conscientizar o aluno quanto às possibilidades de adequação da linguagem verbal aos meios de comunicação;
c) Permitir a realização de produtos verbais destinados aos meios de comunicação, levando em conta as pesquisas do semestre anterior, assim como a leitura de textos científicos, literários entre outros de diferentes gêneros.
- Docente: Claudia Lago
Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD.
Examinar as formas que as tecnologias da informação e da comunicação analógicas e digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância.
Avaliar o uso educacional de ambientes telemáticos nas redes de educação a distância;
Compreender o planejamento de programas de ensino a distância.
Elaborar uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nas espeficidades interativas das tecnologias de informação e comunicação.
- Docente: Marciel Aparecido Consani
Propiciar ao discente:
O entendimento das relações entre Tecnologia e Mídia;
A compreensão dos meios de comunicação de massa como redes de semiose.
A discussão da lógica da experiência comunicativa fundamentada na Estética e desdobrada na Ética.
- Docente: Anderson Vinícius Romanini
Analisar o desenvolvimento progressivo de formulações teóricas sobre a comunicação de massa, associando-as com os avanços tecnológicos das principais mídias contemporânes que interagem no mercado de produtos culturais.
- Docente: Claudia Lago
Compreender a semiótica como lógica da produção do design. Identificar os diferentes tipos de signos e suas possíveis aplicações. Compreender como os signos produzem os sentidos. Entender a semiose como processo de significação no interior de contextos sociais, inclusive nas suas implicações ideológicas.
- Docente: Anderson Vinícius Romanini