Artes Plásticas

Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional, e princípios narrativos. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.

Disciplina que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar projetos dirigidos; analisar os diferentes projetos multimídias desenvolvidos.

- Refletir criticamente sobre a preservação da memória cultural na era digital. - Analisar arquivos internacionais de arte e tecnologia. - Desenvolver habilidades práticas de curadoria a partir de acervos digitais (FILE, ISEA, SIGGRAPH, ADA, ZKM, Ars Electronica). - Exercitar estratégias de catalogação, interoperabilidade e difusão do patrimônio cultural digital. - Refletir sobre organização e catalogação de obras em acervos digitais e a contribuição da IA neste processo.
O foco principal será criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva dos processos criativos envolvidos será atingida.
Estimular pesquisas visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam a prática artística em Artes Visuais. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Artes Visuais II.
Incentivar o desenvolvimento de proposições e estudos relacionados à aprendizagem artística, integrando, mobilizando e aprofundando experiências e conhecimentos obtidos ao longo da graduação.
Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros.