A Economia Política Internacional é um campo de estudos interdisciplinar dentro das relações internacionais por definição. A disciplina se vale de contribuições teóricas da Ciência Política e da Economia para explicar fenômenos internacionais. Também do ponto de vista metodológico a Economia Política Internacional abrange um amplo leque de possibilidades de análise.
A disciplina tem como objetivo apresentar e estimular a reflexão sobre alguns dos principais temas em pauta na literatura. Um objetivo adicional da disciplina é apresentar e discutir a metodologia aplicada nas áreas tratadas pela EPI através da leitura de artigos que exemplifiquem estudos que combinam variáveis políticas e econômicas.
- Docente: Maria Antonieta Del Tedesco Lins
A Economia Política Internacional é um campo de estudos interdisciplinar dentro das relações internacionais por definição. A disciplina se vale de contribuições teóricas da Ciência Política e da Economia para explicar fenômenos internacionais. Também do ponto de vista metodológico a Economia Política Internacional abrange um amplo leque de possibilidades de análise.
A disciplina tem como objetivo apresentar e estimular a reflexão sobre alguns dos principais temas em pauta na literatura. Um objetivo adicional da disciplina é apresentar e discutir a metodologia aplicada nas áreas tratadas pela EPI através da leitura de artigos que exemplifiquem estudos que combinam variáveis políticas e econômicas.
Esta disciplina se propõe então desenvolver três objetivos básicos se pretendem então desenvolver:
1.
2. Mapear as pesquisas teóricas e empíricas que tem norteado os debates no campo da segurança internacional contemporânea.
3. Mostrar e discutir os principais processos e conceitos em curso no campo da segurança internacional
4. Discutir as clivagens apresentados por atores tradicionais e novos atores no campo da segurança internacional
- Docente: Rafael Antonio Duarte Villa
A disciplina tem como objetivo principal debater pesquisas recentes sobre as ditaduras civis-militares do Cone Sul que adotam uma perspectiva transnacional. Como objetivos específicos, pretende-se:
1) analisar as contribuições que a emergência da história transnacional deu para a compreensão dos regimes de segurança nacional na região;
2) refletir sobre a colaboração internacional com as ditaduras do Cone Sul e entre elas;
3) mapear redes políticas, culturais e de sociabilidade articuladas em diferentes espaços a partir dos golpes;
4) estudar as configurações e o alcance das redes de defesa dos direitos humanos na América Latina e em países centrais.
- Docente: Carolina Amaral de Aguiar
A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os conceitos estatísticos necessários para análise descritiva dos dados, realização de inferências e construção de modelos básicos de regressão linear. Além do estudo teórico da estatística, o curso se dedica ao treinamento de trabalho com bases de dados em planilhas eletrônicas (Excel) e programas estatísticos (Stata). O aluno deve ser capaz, ao final do curso, de diferenciar relações de causalidade de meras correlações entre dados e perceber como os métodos quantitativos de pesquisa são parte fundamental do estudo empírico de temas das Relações Internacionais.
- Docente: Daniela Carla Decaro Schettini
O curso busca capacitar os alunos de graduação e pós-graduação a pensar rigorosamente sobre grande estratégia e aplicar seu aprendizado a problemas de grande escala do mundo contemporâneo, com especial ênfase ao Brasil. O curso enfatiza o estudo da história e do pensamento sobre grande estratégia, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre estudantes e profissionais. Além disso, buscar equipar os alunos a examinar os desafios e oportunidades globais enfrentados pelo Brasil para elaborar uma grande estratégia de política externa contemporânea.
- Docente: Feliciano de Sá Guimarães
O curso tem por objetivo mapear, compreender e interpretar os principais movimentos da China na formação dos elementos fundamentais do direito internacional público, notadamente no que tange à construção e evolução das fontes primárias do art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, a saber: (i) negociação e assinatura de tratados internacionais, (ii) formação do costume internacional e (iii) interpretação dos princípios gerais de direito. Além disso, o projeto busca mapear a atuação da China nos principais órgãos judiciais internacionais, bem como a influência daquele país na construção doutrinária e teórica do direito internacional, com o objetivo de desvendar possíveis estratégias, narrativas e coerências normativas daquele país no seu processo de inserção e projeção global. O curso, visando a estimular o desenvolvimento de pesquisas correlatas, será conduzido por meio de seminários, idealmente contando com a participação de especialistas, acadêmicos e representantes governamentais, entre outros.
- Docente: Yi Shin Tang
Este curso introduz os alunos de graduação e pós-graduação aos métodos qualitativos de análise empírica em Relações Internacionais. O curso tem como objetivo prover os instrumentos metodológicos mais adequados às escolhas de pesquisa dos alunos. Primeiro, discute-se algumas noções básicas de epistemologia e ontologia em pesquisa científica. Segundo, busca-se cobrir os debates em questões centrais em metodologia qualitativa, tais como estudo de casos, seleção de casos, theory-building, theory-refinement, process-tracing, método comparado, qualitative comparative analysis, mecanismos causais, entrevistas, etnografia e análise de discurso.
- Docente: Feliciano de Sá Guimarães
1. Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes.
2. Analisar os procedimentos e os recursos adequados à didática do ensino superior.
3. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de metodologia do ensino superior.
4. Promover reflexões iniciais sobre os fundamentos da educação, psicologia da aprendizagem e questões contemporâneas da educação.
5. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.
- Docente: Arthur Roberto Capella Giannattasio
- Docente: Daniela Carla Decaro Schettini
a) Propiciar aos alunos a aquisição de conhecimento acerca da metodologia da pesquisa jurídica e dos elementos básicos conformadores da ordem jurídica global, oferecendo aos que não têm formação jurídica o instrumental necessário à compreensão do componente jurídico das relações internacionais e, aos egressos dos cursos de graduação em Direito, a atualização e o aprofundamento da reflexão sobre a matéria.
b) Suscitar e debater as grandes questões jurídicas das relações internacionais contemporâneas.
- Docente: Arthur Roberto Capella Giannattasio
- Docente: Manuel Generoso Becerra Ramirez
- Docente: Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari