Opções de inscrição
O objetivo da disciplina é de fornecer aos alunos uma perspectiva histórica de importantes desenvolvimentos da ciência econômica, com foco naqueles ocorridos no século XX. Para entendermos a maneira particular de produzir conhecimento econômico no século passado, precisamos entender como as questões ditas econômicas eram pensadas no século XVIII, que é o nosso ponto de partida nesta disciplina —antes discutimos algumas ideias da literatura de science studies que nos serão úteis ao longo do semestre. Passando panoramicamente nos séculos XVIII e XIX, quando destacamos alguns poucos pontos centrais que servem de contraste para os desenvolvimentos recentes, detalhamos um pouco mais várias transformações importantes da ciência econômica: o institucionalismo norte-americano (e sua relação com a chamada “escola histórica alemã”), os estudos de ciclos econômicos, as origens e consolidação da econometria, para chegar na década de 1930 em Keynes e o keynesianismo. Veremos que a Segunda Guerra Mundial (e a Guerra Fria) é um evento de suma importância para entendermos os desenvolvimentos recentes e discutiremos os principais desdobramentos desde então, com foco na macroeconomia, através da leitura de textos canônicos complementados por trabalhos de historiadores. Abordaremos também a matematização da economia e o uso de modelos pelos economistas, as origens de teoria dos jogos e da formalização de equilíbrio geral para então nos dedicarmos aos tópicos de macroeconomia: as origens das teorias de crescimento econômico, o monetarismo, as expectativas racionais e a economia novo-clássica, as origens da macroeconomia novo-keynesiana e a macroeconomia atual, com a chamada “nova síntese neoclássica” e seus questionamentos após a crise iniciada em 2007.
- Docente: Pedro Garcia Duarte