Group 2

Gabriel Barbosa de Oliveira - 12543415 (Editor)

Jhonathan Oliveira Alves - 11838116 (Cordenador)

Gustavo Bhering Grande - 12542780

Rafael de Almeida - 11872028

1) On the internet, nothing new is created if it can be reused from existing technologies. To prove this sentence, find 2 technologies from the WWW that reused technologies from pre-existing standards. For each:

  • What and how it was reused?
  • What were the advantages of reusing the older technologies? 
  • In your opinion, could they have used something different? Yes or No. Justify your answer.
Answer
Tecnologia 1: TCP/IP

1.1 TCP/IP é um protocolo de envio e recebimento de dados que já existia e foi reutilizado na WWW para fazer as trocas de dados pela rede. Ele é usado para possibilitar a comunicação entre máquinas com diferentes arquiteturas e serve como uma padronização.

1.2 As vantagens de reutilizar esse protocolo é que ele já era  consolidado e que não foi preciso construir algo do zero e também que as pessoas não precisam aprender a usar algo totalmente novo.

1.3 Não. Outro protocolo existente era o UDP, mas ele não era confiável. É mais vantajoso usar esse protocolo(TCP/IP) já existente e conhecido, pois economiza dinheiro e tempo que seriam necessários para desenvolver um novo protocolo.

Tecnologia 2: DNS

1.1 Uma tecnologia reutilizada foi o DNS, foi reutilizada na parte de fazer a resolução de uma url para um ip, ou seja, localizar os ips através de uma url e garantir que essa url é unicamente atribuído para um ip.

1.2 A vantagem de reutilizar o DNS é não precisar inventar uma solução nova para um problema quando existe uma solução consolidada, seria muito custoso e trabalhoso inventar algo novo e manter.

1.3 Não havia outra solução para resolução de nomes para ips além do dns, então não havia como utilizar outra coisa.

2) Browser Wars. Companies fought wars to control the WWW technologies. 
  • Do you agree with the narrative for the browser wars presented in the video?
  • Why?
  • Point out and explain 2 facts or situations that support your point of view (discuss them separately).
Answer
Na Guerra dos Browsers, todas as empresas envolvidas na produção desses softwares tinham interesse em consolidar um monopólio. Dessa forma, cada browser tinha funcionalidades e tags próprias de maneira que o desenvolvimento de páginas web devesse ser pensado individualmente para cada plataforma.

Para uma empresa X, era econômicamente interessante que uma página popular funcionasse melhor no seu browser do que nos concorrentes. Assim, as empresas faziam de tudo para forçar o seu produto e suas diretrizes como padrão.

Nesse cenário, duas empresas se destacaram: a gigante Microsoft e a Netscape, que lançou o primeiro browser ao público geral, cujo sucesso foi imenso e imediato.

A Microsoft não foi a única com uma mentalidade ganaciosa e, portanto, o ponto de vista do grupo é que não há um "vilão" nessa história. Dito isso, é fato que a maior do mercado na época tinha poder e influência para sufocar de maneira cruel os concorrentes. 

A história envolvendo as duas companias citadas acima é contada em mais detalhes nesse vídeo: 

Mas, em resumo, Bill Gates foi quem liderou as atitudes controversas e até ilegais na busca pelo monopólio. Dessas, duas se destacam:

  • A Microsoft ofereceu uma quantia muito abaixo do valor de mercado para a Netscape sob a ameaça de acabar com o negócio deles caso recusassem a oferta, o que de fato aconteceu;
  • Por consequência, foram tomadas medidas como chantagear fornecedores como a Compaq para definirem o Explorer como navegador padrão em seus computadores.
Assim, conclui-se que, apesar de muitas empresas terem a ambição, apenas a Microsoft teve poder e influência suficiente para ir às vias de fato e, por isso, foi quem recebeu a alcunha de "vilã" nessa história.