Group 1.3

Membros:

  • Giovanni Shibaki Camargo (Editor) - 11796444
  • Lucas Keiti Anbo Mihara - 11796472
  • Vitor Caetano Brustolin - 11795589
  • Rafael Corona (Coordenador) - 4769989
  • Yure Palo do Nascimento Olveira - 11275317
  • Breno Alves de Sousa - 11345555
  • Victor Gomes de Carvalho - 11275168
  • Gustavo Lelli Guirao - 11918182
  • Antonio Rodrigues Rigolino - 11795791
  • Vinicius Soares Martins - 11794907
  • Luis Fernando Rabelo - 11796893


Primeira questão

TCP


  1. O protocolo TCP em si foi reutilizado para garantir a camada de transporte robusta e confiável necessária pelo protocolo HTTP.
  2. A vantagem de reutilizar o TCP no protocolo HTTP é a estrutura do TCP que existia desde 1974 e graças a tal fato já estava bem estruturada e com sua segurança testada e aprovada.
  3. Sim, existiam outras alternativas de implementação como o UDP (User Datagram Protocol), porém, o processo menos custoso (em relação ao custo de implementação, confiabilidade, tempo e segurança) era realmente o TCP, que está presente até hoje atestando sua qualidade.


  1. Os servidores DNS foram reutilizados na World Wide Web como um sistema hierárquico a fim de identificar e mapear computadores/servidores e outros recursos disponíveis na Internet para endereços de IP.
  2. A vantagem no reuso dessa tecnologia esteve em aproveitar suas funcionalidades já implementadas (ARPANET), necessitando apenas de escalabilidade para uma maior difusão.
  3. Não, na época era a melhor alternativa, pois para que mais pessoas pudessem usar a Internet, elas precisavam de uma representação de domínio mais amigável, enquanto o computador precisaria entender o domínio como endereço. Além disso, pela mutabilidade do IP, também seria difícil para o usuário lembrar o domínio de uma página.

Segunda questão


  1. Sim, concordamos com a narrativa apresentada no vídeo.
  2. Apoiamos a narrativa apresentada pois a Microsoft possuía intenção de manter seu monopólio como o Sistema Operacional presente na maioria dos computadores pessoais. Ao desenvolver aplicações que funcionam apenas em seu navegador proprietário, a empresa força o consumidor a adotar seu sistema operacional.
  3. a) O navegador Internet Explorer, baseado no Mosaic, apesar de surgir depois do Netscape Navigator, não respeitou os padrões já existentes, criando assim funcionalidades divergentes entre ambos os navegadores. Isso gerou diversos problemas de compatibilidade que fez com que diversas empresas empregassem em seus websites funcionalidades voltadas ao Internet Explorer, dado que a Microsoft possuía hegemonia no mercado de computadores pessoais, forçando o usuário a aderir ao Sistema Operacional Windows para que pudesse utilizar as aplicações Web.
       b) Tanto houve uma guerra entre navegadores que, entre as versões 4 e 5 do HTML, passaram-se vários anos por conta da falta de padronização dos navegadores devido à tentativa de outras empresas de barrar o monopólio da Microsoft.