Salta al contenido principal
Panel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Español - Internacional (es)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Cerrar
Buscar
Selector de búsqueda de entrada
Acessar
QFL1702 - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2021)
Página Principal
Cursos
2021
IQ
QFL
QFL1702-1o semestre 2021 - Integral
Semana 4 (07/05)
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
Haga clic en el enlace
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
para abrir el recurso.
◄ Aula Síncrona 4 - parte 1 - Discussão sobre princípios do Construtivismo
Ir a...
Ir a...
Avisos
Fórum Geral da Disciplina
Link para as aulas remotas
Dinâmica de Estudos e Critérios de Avaliação
Introdução aos estudos da aprendizagem
Sobre concepções de ciência
Sobre concepções de ciência
Psicologia do aprendizado
Sobre Piaget
Sobre Ausubel
Sobre Vigtoski
Sobre concepções de ensino
Aula 1 - parte 1
Aula1- parte2
Aula 1 - parte 3
slides parte 1
slides parte 3
Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas
Atividade de Estudo At1(1)
Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências
Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências
Aula online
slides utilizados na aula
Videoaula 1 -As origens das Concepções alternativas.
Slides da aula
Texto 4 - A origem das Concepções alternativas
Atividade de Estudo - At1 (2)
Leitura Complementar 1
Aula síncrona - Como trabalhar com concepções alternativas
slides da aula
Mais um pouco sobre Concepções Altenativas (Atividade de Estudo - At1-3)
Atividade de Síntese (At2-1)
Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum (Atividade de Síntese - At2-2)
Avaliação Individual 1 - Questão A (valor= 4,0)
Avaliação Individual 1 - Questão B (valor= 6,0)
Aula Síncrona 4 - parte 1 - Discussão sobre princípios do Construtivismo
aula
Leitura Complementar 1
Leitura Complementar 2
Leitura complementar 3
Leitura Complementar 4
Leitura Complementar 5
Construtivismo e Educação (At2-6)
Dúvidas e comentários sobre a atividade.
Texto 7: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu
Questões orientadoras para a leitura do texto 7
At1(4) - Questões sobre o texto 7 (Forma de questionário on-line)
Questões sobre o texto 7
Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências
Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista
Aula: Construtivismo 2
Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências (At2-7)
Impressões sobre o vídeo
Texto 8: Leitura Final Obrigatória (At2-8)
Fórum sobre o texto final e sobre o tema em geral
Leitura Complementar 1
Leitura complementar 2
Leitura complementar 3
Leitura Complementar 4
Videoaula 1 - Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais
Atividade de Estudo da Video-aula 1 - texto 5 (At1-5)
Videoaula 2- Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios
slides das aulas
Texto 5 - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada?
Texto 6 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Roteiro de estudos para o texto 6
questão a ser respondida
Entregue sua resposta aqui
Aula - Parte 1
Aula - parte 2
Identificação dos fatos/dados
Identificação dos conceitos
Leitura Complementar 1
Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual
Texto 9: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual.
Identificação de Fatos/Dados e conceitos (Atividade de Estudo- At1-6)
Video-aula: Estratégias para priorizar a compreensão conceitual (Atividade de Estudo - At1-7)
Fórum sobre a video-aula acima (Atividade de Estudo - At1-8)
aula_parte 1
aula_parte 2
aula
Resumo dos princípios fundamentais
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Ideias prévias sobre conteúdo de Química a ser ensinado
Texto 10: O aprendizado a Química
Guia de estudo
1) Uma reação química:
2) Uma mudança de condições de um sistema gasoso:
3) Uma mudança de equilíbrio de fase:
4) Uma dissolução:
Aula - parte 1: A matéria como um sistema de interação entre partículas
Aula - parte 2: A conservação de propriedades não observeaveis
Aula
Texto 1: O aprendizado a Química
Atividade de Estudo At1(9) - Conservação de propriedades da matéria
Atividade de Estudo At1(10)_Questões para estudo das páginas 169 a 176: As relações quantitativas na química.
Atividade de Estudo - At2(11) - Transformação química e transformação física
questão a ser respondida
Entregue aqui sua resposta
aula
Aula: Relações quantitativas
Texto 11 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência
Guia de estudos
Aula - Parte 1: Outros Princípios químicos
aula - parte 1
aula - parte 2
aula - parte 3
A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
At2(12)- Pequena pesquisa
Texto 12 - Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José machado - leitura obrigatória
At1(11)
At1(12) - Responda as questões
Una Revisión sobre las concepciones alternativas de los estudiantes con relación con el equilibrio químico
2) QUESTÕES
quadro 2
Orientações para esta avaliação. Aula apresentada em 2020
Aula
aula - parte 1
Aula - parte 2
Texto 13 - Cotidiano e contextualização no ensino de química
Texto 13 em pdf
Texto 14: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Aula - parte 1
1-interdisciplinaridade
2-contextualizacao
A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade
TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR
Um exemplo de atividade de ensino temático
Texto 14 - Abordagem de temas em sala de aula
Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
Aula - parte 1
1-aula-CTS
Aula - parte 2
2-ensino por temas-1
Aula - parte 3
atividade CTS
Entregue aqui a atividade feita em aula.
Aula - parte 1
Aula - parte 1
1o) VÍDEO 1
2o) VÍDEO 2
3o) TEXTO
Aula - parte 2
Aula - parte 2
Texto 1
Texto 2 - Leitura obrigatória
Texto 3
Aula
Texto 15
Roteiro para estudo do texto 15
Do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico: para além da mudança conceitual
texto
ChemStudy _ Química uma ciência experimental
CBA _Chemical Bond Approach
Unidades Modulares de Química _ 1987
Interações e Transformações _ GEPEQ_ 1994
Resumo dos momentos pedagógicos
aula ►