Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
QFL1702 - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2021)
Home
Courses
2021
IQ
QFL
QFL1702-1o semestre 2021 - Integral
General
Link para as aulas remotas
Link para as aulas remotas
Todos os nossos encontros remotos serão neste link.
Click on
Link para as aulas remotas
to open the resource.
◄ Fórum Geral da Disciplina
Jump to...
Jump to...
Avisos
Fórum Geral da Disciplina
Dinâmica de Estudos e Critérios de Avaliação
Introdução aos estudos da aprendizagem
Sobre concepções de ciência
Sobre concepções de ciência
Psicologia do aprendizado
Sobre Piaget
Sobre Ausubel
Sobre Vigtoski
Sobre concepções de ensino
Aula 1 - parte 1
Aula1- parte2
Aula 1 - parte 3
slides parte 1
slides parte 3
Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas
Atividade de Estudo At1(1)
Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências
Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências
Aula online
slides utilizados na aula
Videoaula 1 -As origens das Concepções alternativas.
Slides da aula
Texto 4 - A origem das Concepções alternativas
Atividade de Estudo - At1 (2)
Leitura Complementar 1
Aula síncrona - Como trabalhar com concepções alternativas
slides da aula
Mais um pouco sobre Concepções Altenativas (Atividade de Estudo - At1-3)
Atividade de Síntese (At2-1)
Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum (Atividade de Síntese - At2-2)
Avaliação Individual 1 - Questão A (valor= 4,0)
Avaliação Individual 1 - Questão B (valor= 6,0)
Aula Síncrona 4 - parte 1 - Discussão sobre princípios do Construtivismo
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
aula
Leitura Complementar 1
Leitura Complementar 2
Leitura complementar 3
Leitura Complementar 4
Leitura Complementar 5
Construtivismo e Educação (At2-6)
Dúvidas e comentários sobre a atividade.
Texto 7: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu
Questões orientadoras para a leitura do texto 7
At1(4) - Questões sobre o texto 7 (Forma de questionário on-line)
Questões sobre o texto 7
Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências
Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista
Aula: Construtivismo 2
Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências (At2-7)
Impressões sobre o vídeo
Texto 8: Leitura Final Obrigatória (At2-8)
Fórum sobre o texto final e sobre o tema em geral
Leitura Complementar 1
Leitura complementar 2
Leitura complementar 3
Leitura Complementar 4
Videoaula 1 - Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais
Atividade de Estudo da Video-aula 1 - texto 5 (At1-5)
Videoaula 2- Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios
slides das aulas
Texto 5 - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada?
Texto 6 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Roteiro de estudos para o texto 6
questão a ser respondida
Entregue sua resposta aqui
Aula - Parte 1
Aula - parte 2
Identificação dos fatos/dados
Identificação dos conceitos
Leitura Complementar 1
Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual
Texto 9: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual.
Identificação de Fatos/Dados e conceitos (Atividade de Estudo- At1-6)
Video-aula: Estratégias para priorizar a compreensão conceitual (Atividade de Estudo - At1-7)
Fórum sobre a video-aula acima (Atividade de Estudo - At1-8)
aula_parte 1
aula_parte 2
aula
Resumo dos princípios fundamentais
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Ideias prévias sobre conteúdo de Química a ser ensinado
Texto 10: O aprendizado a Química
Guia de estudo
1) Uma reação química:
2) Uma mudança de condições de um sistema gasoso:
3) Uma mudança de equilíbrio de fase:
4) Uma dissolução:
Aula - parte 1: A matéria como um sistema de interação entre partículas
Aula - parte 2: A conservação de propriedades não observeaveis
Aula
Texto 1: O aprendizado a Química
Atividade de Estudo At1(9) - Conservação de propriedades da matéria
Atividade de Estudo At1(10)_Questões para estudo das páginas 169 a 176: As relações quantitativas na química.
Atividade de Estudo - At2(11) - Transformação química e transformação física
questão a ser respondida
Entregue aqui sua resposta
aula
Aula: Relações quantitativas
Texto 11 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência
Guia de estudos
Aula - Parte 1: Outros Princípios químicos
aula - parte 1
aula - parte 2
aula - parte 3
A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
At2(12)- Pequena pesquisa
Texto 12 - Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José machado - leitura obrigatória
At1(11)
At1(12) - Responda as questões
Una Revisión sobre las concepciones alternativas de los estudiantes con relación con el equilibrio químico
2) QUESTÕES
quadro 2
Orientações para esta avaliação. Aula apresentada em 2020
Aula
aula - parte 1
Aula - parte 2
Texto 13 - Cotidiano e contextualização no ensino de química
Texto 13 em pdf
Texto 14: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Aula - parte 1
1-interdisciplinaridade
2-contextualizacao
A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade
TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR
Um exemplo de atividade de ensino temático
Texto 14 - Abordagem de temas em sala de aula
Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
Aula - parte 1
1-aula-CTS
Aula - parte 2
2-ensino por temas-1
Aula - parte 3
atividade CTS
Entregue aqui a atividade feita em aula.
Aula - parte 1
Aula - parte 1
1o) VÍDEO 1
2o) VÍDEO 2
3o) TEXTO
Aula - parte 2
Aula - parte 2
Texto 1
Texto 2 - Leitura obrigatória
Texto 3
Aula
Texto 15
Roteiro para estudo do texto 15
Do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico: para além da mudança conceitual
texto
ChemStudy _ Química uma ciência experimental
CBA _Chemical Bond Approach
Unidades Modulares de Química _ 1987
Interações e Transformações _ GEPEQ_ 1994
Resumo dos momentos pedagógicos
Dinâmica de Estudos e Critérios de Avaliação ►