Gás hidrogênio e oxigênio : um modo de obtê-los!!
Aula de 3/11/20
1) Assista ao vídeo (ou veja a parte de seu interesse para verificar seu conhecimento) :
2) O quê você sabe sobre eletroquímica? Qual a importância em seu curso?
3) Qual é a coloração de uma solução aquosa de íons de Cu2+? E a de Zn2+?
a) como distinguir célula galvânica e eletroquímica? E pilha?
b) e como caracterizar as semi-reações de oxidação e redução?
c) como é obtido o Potencial de Redução e consequentemente a própria tabela?
d) qual a função da ponte salina?
e) qual a notação para as pilhas? Como fica para Fe(s) e Fe3+ com Fe2+ ?
g) Qual a relação entre ΔG0 e E0 (ou ΔE0)? E ΔG e ΔE no que difere? E esses parâmetros com valores <0 ou >0, o quê significam? Em que resulta para a pilha de Ag e Cu?
h) Observe a equação de Nernst? Quando atingido o equilíbrio químico, qual a relação de Keq com o quociente reacional, Q, e qual o valor da voltagem de uma pilha neste caso? Verifique o exemplo para o sistema Cu2+ e Ag+.
i) quais as condições para processos espontâneos?
j) sabendo a notação de uma pilha você consegue representar ( desenhar) o esquema experimental?
k) no experimento da decomposição da água, qual a espontaneidade do processo? É possível verificar o pH em cada um dos eletrodos?