Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
5935922 - Docência no Ensino Superior: Aspectos Didáticos e Pedagógicos (2018)
Início
Ambientes
2018
FFCLRP
593
DES-2018
Dia 17/09 - Aula 4 - Concepções Pedagógicas
3 - SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na histó...
3 - SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005.
Clique no link
3 - D_Saviani_Concep_Pedag_Hist_Educ_Brasil_2005.pdf
para ver o arquivo.
◄ 2 - LIBÂNEO, J.C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: ________ Democratização da Escola Pública. São Paulo,SP: Ed. Loyola, 1985.
Seguir para...
Seguir para...
Fórum de notícias
Aula 1 Programa da Disciplina 2018
Programa PAE
Diretrizes para disciplinas de EPP do PAE - USP
Livro: Estratégias de Ensinagem, Lea Anastasiou p. 67-82 Parte A
Livro: Estratégias de Ensinagem, Lea Anastasiou p. 83-100 Parte B
Texto ANASTASIOU: Modelos Históricos Concepção de Universidade
Texto: PAULA, MFC - USP e UFRJ: A influência das concepções...
Plano de aula 2 - Concepções de Universidade
Tarefa 1_Quadro_Modelos_hist[oricos
TAREFA 1: QUADRO - MODELOS HISTÓRICOS SOBRE CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE
Sínteses produzidas em aula pelos grupos 1 a 6
Resposta à pergunta feita ao final da aula de 27-08-2018
Síntese do texto indicado para a aula - para quem faltou à aula
VEIGA et al. Cap. 4, p.99-121 (2013).
Roteiro de questões para leitura do texto de Veiga et al.
Plano da aula
Roteiro para a atividade_aula 3
Sínteses produzidas pelos grupos na aula de 10/09/2018
Resposta à pergunta síntese do final da aula de 10/09/2018
Síntese do texto indicado para a aula - para quem faltou à aula
Orientação para as leituras preparatórias da aula do dia 17/09/2018
Plano de aula_4_Processos de Ensino_Aprendizagem_Fundamentos
Questões_Atividade Painel Invertido_Concepções_Pedagógicas17_09_2018
Sínteses dos grupos - Momento 1
Sínteses dos grupos - Momento 2
1 - FARIAS, I. M.S.; SALES, J.O.C.B.; BRAGA, M.M.S.C.; FRANÇA, M.S.L.M. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber Livro, 2008. p. 31-51.
2 - LIBÂNEO, J.C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: ________ Democratização da Escola Pública. São Paulo,SP: Ed. Loyola, 1985.
4 - SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre as Ciências, Vitória da Conquista, v. 3, p. 11-36, 2014.
Síntese do texto indicado para aula - para quem faltou
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos...
Plano de aula
Sínteses dos grupos
Sínteses individuais solicitada pelo grupo - ver plano de aula
Zip dos recortes de textos 1,2,3 (Cunha) e 4, 5 (Saviani)
CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa
SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador
Síntese do texto indicado para aula - para quem faltou à aula
RIOS, Terezinha. Ética na docência universitária
ZABALZA, Miguel A. Os professores universitários
Plano de aula - Ética na Docência Universitária
Apresentação da aula
Síntese individual sobre os temas discutidos em sala
Síntese/resenha sobre o texto indicado para a aula - para quem faltou à aula
Plano de Aula
Apresentação da aula
KENSKI, V. M. As tecnologias virtuais e a prática docente na universidade
Ilma Veiga, Docência na educação superior e suas articulações com a metodologia da ABP.
Sínteses Individuais
Sínteses dos grupos
LEAL, R B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas
LIBÂNEO, J.C. O Planejamento Escolar
Plano de aula: Planejamento 15/10/2018
Apresentaçäo da aula
Sínteses dos grupos elaborados em sala de aula
Plano de aula produzido individualmente
Síntese resenha do texto recomendado para Leitura - para quem faltou à aula
SORDI, Mara Regina L. Alternativas propositivas no campo da avaliação: Porque näo?
MASETTO, Marcos T. Processo de avaliação e processo de aprendizagem
Plano de Aula - Avaliação
Resposta à questão Individual - Avaliação
Resenha dos textos recomendados para leitura - para quem esteve ausente na aula
Tavares, R. Construindo mapas conceituais.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa
Plano de aula - Mapas conceituais
Mapas conceituais produzidos pelos grupos em sala de aula
Auto-avaliação individual e sugestões para futuras edições da disciplina
Resenha do texto (Romero) para quem esteve ausente na aula de 29/10/2018
4 - SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre as Ciências, Vitória da Conquista, v. 3, p. 11-36, 2014. ►