Programação
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Referência:
ANASTASIOU, L.G.C. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2007.
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Tema da aula do dia 27/08/2018
- História e concepções de Universidade: os modelos jesuíta, francês e alemão
- História do Ensino Superior no Brasil-
REFERÊNCIAS
1. Anastasiou, L.G.C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In Temas e Textos da Educação Superior. Campinas, Ed. Papirus, 2001.
2. PAULA, M. F.C. USP e UFRG: a influência das concepções alemã e francesa em suas fundações, Tempo Social; Ver. Sociol. USP, São Paulo, 2002, p. 147-161.
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Aula 10/09/2018 – Aula 3 – Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos de cursos de graduação
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Referências Bibliográficas
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: ______.Trajetórias e Lugares de Formação Universitária: Da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010, p.19-34.
SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.
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Referências Bibliográficas
RIOS, Terezinha. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Cadernos de Pedagogia Universitária 9, São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, USP, 2009.
ZABALZA, Miguel A. Os professores universitários. In:______. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap.3, p. 129-131.
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KENSKI, V. M. As tecnologias virtuais e a prática docente na universidade. In: Pimenta, S.G. e Almeida, M. I. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores (Orgs). – São Paulo: Cortez, 2011.
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LEAL, R B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación. 37, p.1-6, 2005. Disponível em: <http://www.rieoei.org/1106.htm>.
LIBÂNEO, J.C. O Planejamento Escolar Disponível em: <http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html>
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Referëncias
SORDI, Mara Regina L. Alternativas propositivas no campo da avaliação: Porque näo? In: Castanho, S. e Castanho, M.E.(Orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. – Campinas, SP: Papirus, 6ª. Ed. 2009, p. 171
MASETTO, Marcos T. Processo de avaliação e processo de aprendizagem. In: ______ Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2ª ed. pp. 165-179. São Paulo: Summus, 2012.
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TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa (Concept maps and meaningful learning). Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, digramas V e Unidades de ensino potencialmente significativas, p. 41, 2012.