Questões referentes aos §2-3
1. Localize no §1 o "conceito filosófico de significado" a que Wittgenstein está se referindo no início do §2.
2. No §2, Wittgenstein fala numa "representação primitiva do modo como a linguagem funciona" e uma "linguagem mais primitiva que a nossa". Imagine uma palavra ou expressão que signifique o exato oposto da palavra "primitiva" tal como está usada nesse contexto. Com base nisso, imagine uma palavra que poderia ser usada no lugar de "primitiva" nesse contexto.
3. A linguagem do §1 é bem mais limitada que a nossa. Em comparação com a linguagem do §2, porém, ela é bastante sofisticada. Justifique essa afirmação. Faça uma descrição estrutural das duas linguagens (tipos de palavras e construções possíveis). Que elementos você encontra na linguagem do §1 que não estão presentes na do §2?
4. Wittgenstein nos pede que imaginemos essa linguagem "primitiva" (mais primitiva que a do §1 e muito mais primitiva que a nossa) como uma linguagem completa. O que quer dizer isso? Essas pessoas não falam outras coisas em outras situações? É possível imaginar que a linguagem do §2 seja uma linguagem completa? (Esta é uma questão aberta. Tente dar a resposta que lhe parecer mais adequada.)
5. Suponha que as pessoas dessa tribo só usem essas palavras. As pessoas plantam, jogam, brincam, se divertem, se emocionam, mas só usam a linguagem (a única linguagem que eles conhecem) quando estão construindo casas. É possível imaginar como essa linguagem foi ensinada às crianças? Tente imaginar. Construtores e ajudantes receberiam o mesmo treinamento?
6. Há alguma coisa que os habitantes da tribo do §1 ou a
tribo do §2 chamem de "jogar"? "Construir"?,
"Tabela"? "Gaveta"? "Linguagem"? Tente responder
à seguinte questão: eles têm o conceito de "linguagem"? Quando você
tentou responder a essa questão, que critério você utilizou para afirmar que
uma linguagem (ou uma tribo) possui um conceito
qualquer?
7. Que evidência Wittgenstein tem para afirmar que nem tudo que chamamos de linguagem é o sistema de comunicação descrito por Agostinho? É apresentada alguma evidência empírica para esse tipo de afirmação? Foram feitas, por exemplo pesquisas de campo para confirmar isso? Essa afirmação depende logicamente de algum tipo de experiência para ser aceita como verdade? (Cf.: "Nem todas as línguas conhecidas possuem sistemas numéricos semelhantes ao nosso." Isto pode ser estabelecido a priori?) (Reflita sobre o nome da disciplina. Perceba que você está lendo um livro de lógica.)
8. É correto afirmar que no jogo do §2 toda palavra designa objetos? E no jogo do §1? É correto afirmar que no jogo do §1 sentenças são concatenações de designações? E no jogo do §2?
9. Explicite a analogia feita entre a descrição dos jogos (em geral) como a movimentação de peças sobre um tabuleiro com a imagem que o texto de Agostinho nos transmite a respeito do funcionamento da linguagem.
10. É correto dizer que o o jogo de xadrez consiste na movimentação de peças sobre um tabuleiro? Em que situações esta SERIA uma explicação adequada? (Não pense que sabe responder para deixar a questão de lado. Tente respondê-la de fato.) O que seria uma explicação completamente adequada do jogo de xadrez? A explicação dada nos manuais de xadrez são adequadas? Igualmente adequadas? Imagine que você visite uma tribo na qual algumas pessoas já ouviram falar no jogo de xadrez. Logo após o jantar, durante uma conversa informal, um nativo lhe pergunta o que vem a ser o jogo de xadrez. O que seria uma resposta adequada? Se você passar dezoito horas dando explicações detalhadas, terá dado uma resposta mais adequada do que alguém que passassem apenas sete horas falando sem parar? "No jogo do §2, as palavras designam objetos." Em determinadas ocasiões, esta explicação seria insuficiente? Suponha que você é um antropólogo e está defendendo sua tese de doutorado sobre essa tribo. Suponha que você é um antropólogo, e está simplesmente ressaltar uma diferença que lhe parece central entre a linguagem do §2 e a linguagem do § 1.
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