Preguntas

Pregunta
por enOrdenar por por en Descendente
Ordenar por Ascendente
Ordenar por Ascendente
Última respuestaOrdenar por Última respuesta Ascendente
DocumentoOrdenar por Documento Ascendente
O fato de trabalharmos os conceitos dentro de uma temática específica pode dificultar na generalização ou na aplicação dos mesmos conceitos em outros contextos não relacionados? Se sim como seria possível driblar esse problema?
Natalia Machado Carvalho
15 jul 2021, 11:00 PM
00-Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
Acho interessante essa separação dos conteúdos, quando estava no ensino médio algumas vezes havia certa dificuldade em compreender corretamente os fenômenos entendo apenas um dos aspectos. Utilizando os três aspectos deve ser mais fácil realmente compreender a matéria.
Anónimo
15 jul 2021, 8:10 PM
00-Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
Como é possível, nesta nova proposta, trazer os conceitos dentro de contextos sem que os conceitos se tornem mero apoio superficial aos contextos? No texto é dado um exemplo de que não seria necessario necessariamente explicar todos os modelos de átomos para se entender a formação de moléculas, mas, se fossem explicados menos modelos, isso não traria um entendimento muito raso sobre o assunto?
Marina Silva Thomaz
15 jul 2021, 4:09 PM
00-Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
Acho o texto todo muito acrescentador, na medida em que propõe a explicação do mundo ao redor do aluno pelo olhar da química, nos contextos econômico, ambiental e social, o que vai ao encontro do desenvolvimento sustentável. Mas, acho curioso, e gostaria de saber o porquê, de, mesmo com a ideia amplamente disseminada que o ensino básico brasileiro é inadequado, não funciona, "ensina coisas inúteis", as pessoas, como pode aqui notar, integrantes do processo educacional, que poderiam fazer a diferença, continuam agarradas à tradição, ao currículo conteudista, acomodadas em replicar o problema tão afamado.
Andres Krasnikovas Perucelo
14 jul 2021, 10:11 AM
00-Texto 15 - A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: pressupostos e fundamentos
"Assim, o estudo dos aspectos da vida cotidiana pode ser um campo muito rico para ser explorado no ensino de química. "
Fiquei um pouco em dúvida nesta parte. Gostaria de saber como estes aspectos do cotidiano poderiam ser usados para melhorar a aprendizagem de química.
Anónimo
8 jul 2021, 11:03 AM
00-Texto 13 - Cotidiano e contextualização no ensino de química