SSC0531-Gestão de Sistemas de Informação

2º. Semestre de 2016, Profs. Paulo C Masiero e Elisa Y. Nakagawa


Considere a empresa de comércio eletrônico Dollar Shave Club que comercializa lâminas de barbear. A empresa foi fundada em 2011 nos Estados Unidos da América, com cerca de 200 empregados e recebeu recursos de 22 investidores da ordem de 160 milhões de dólares em 5 rodadas de investimentos.

Respostas: Resposta esperada para a questão.

Respostas alternativas aceitas: resposta aceita como correta, porém, recomenda-se utilizar a resposta esperada nos próximos exercícios.

Observações: Detalhes que não foram considerados.

  1. Qual é a inovação ou a vantagem competitiva dessa empresa:

R: Dollar Shave Club inova ao inserir no mercado venda de barbeador por assinatura. Uma nova forma de vender um produto de consumo contínuo que incentiva fidelidade do cliente, diminuindo riscos para a empresa.

Respostas alternativas aceitas: O importante é mostrar a periodicidade do plano de assinatura.

Observações: O preço baixo apontado não é o fator principal da vantagem competitiva. Ele só foi possível pelo plano de assinatura.

  1. De acordo com o modelo de Porter, como essa empresa pode ser classificada, do ponto de vista do mercado e de uma empresa tradicional que vende lâminas de barbear, como a P&G (Gillete) ou lojas varejistas.

R: Nova entrante no mercado.

Respostas alternativas aceitas: disruptora.

Observações: Apenas apontar como concorrente não é suficiente pelo ponto de vista de uma empresa tradicional.

  1. Qual é o modelo de receita dessa empresa?

R. Subscription/Assinatura.

Respostas alternativas aceitas: mensalidade/ingresso no clube.

Observações: O pagamento não é feito por venda, mas sim por periodicidade. Isto define receita por assinatura.

  1. Qual é o modelo de negócio dessa empresa?

R. E-Tailer/Comercio Eletrônico de produtos físicos.

Respostas alternativas aceitas: revendedor, varejista.

Observações: Eles não podem ser considerados como distribuidores neste caso.

  1. Quanto você acha que essa empresa vale, ou quanto você pagaria por ela?

    1. 100 mil dólares

    2. 200 mil dólares

    3. 500 mil dólares

    4. Um bilhão de dólares

Questão de opinião, portanto, não foi considerada para pontuação.
Em agosto de 2016, Unilever pagou um bilhão de dólares pela empresa.

Última atualização: sexta-feira, 26 ago. 2016, 23:09