Agenda do Curso

  • Oportunidades de Pos-Graduação em Ciência da Computação

    Dia:10/08/2016

    Local: Auditório Prof Fávaro - ICMC

    Horário: 18h

    Serão apresentados os principais aspectos relativos a atividade de formação em nível de pós-graduação, no ICMC, no Brasil e no exterior.

    Os alunos poderão ter uma visão geral do panorama acadêmico e as vantagens e desvantagens de ser fazer pós-graduação.

    Palestrante: Adenilso S. Simão (ICMC - USP)

    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherche Informatique de Montreal (2008-2010). Desde 2004 é Professor da Universidade de São Paulo (atualmente, é Professor Associado Nível 2). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, métodos formais e linguagens de programação.


  • SEMCOMP

    Entregar um resumo de uma das palestras do SEMCOMP (opcional)

  • Engenharia de Software na prática: construindo aplicativos sociais

    Dia 24/08

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Título: Engenharia de Software na prática: construindo aplicativos sociais

    Resumo:

    A disciplina de Engenharia de Software envolve conceitos sobre a construção de software, dentre eles processos de desenvolvimento e gestão de projetos. Durante o ensino dessa disciplina, os principais desafios são mostrar na prática o quanto que a Engenharia de Software é essencial para a qualidade do software produzido, como também manter os alunos motivados. Esta apresentação discute a importância da engenharia de software para a construção de sistemas de informação, ilustrando resultados produzidos com uma nova forma de ensina-la. Nessa nova forma, os estudantes produziram aplicativos sociais em parceria com uma startup da cidade seguindo a metodologia ágil de desenvolvimento. Os alunos conseguiram gerar produtos de software reais e de impacto para a sociedade.


    Palestrante: Simone do Rocio Senger de Souza (ICMC - USP)

    Simone R. S. Souza é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC (1996) e doutora em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (2000). Em 2010, realizou programa de Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, pesquisando em teste de programas concorrentes. Foi professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa por 14 anos (1991/2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC/USP - São Carlos, desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Engenharia de Software (LABES). Tem ministrado os seguintes cursos para alunos de Graduação e Pós-Graduação : engenharia de software, teste e inspeção de software, revisão sistemática em engenharia de software e introdução à ciência da computação. Tem orientado alunos de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação do ICMC/USP. Suas áreas de interesse em pesquisa são teste de software, teste de programas concorrentes, experimentação em engenharia de software e qualidade de software.

  • Recursos Educacionais Abertos: Aspectos Gerais, Tendências e Perspectivas

    Dia 31/08

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Resumo:
    Recursos Educacionais Abertos (REAs), ou do termo em inglês Open Educational Resources (OERs), consistem em materiais de ensino,aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O desenvolvimento de conteúdos na forma "aberta" tem emergido como alternativa viável para apoiar efetivamente o processo de ensino e aprendizagem, seja na modalidade presencial, híbrida ou a distância, e em diferentes níveis de ensino. Iniciativas nacionais e internacionais podem ser encontradas nessa direção. O objetivo desta palestra é fornecer uma visão geral sobre REAs, abordando tanto conceitos básicos como aspectos técnicos e legais associados a seu desenvolvimento e utilização. Exemplos de REAs em diferentes domínios de conhecimento também são apresentados.

    Palestrante : Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)

    Professora Associada do Departamento de Sistemas de Computação e coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do ICMC/USP. Foi coordenadora do Laboratório de Engenharia de Software do ICMC/USP (LabES) no período de 2008 a 2011. É fundadora e atual coordenadora do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC/USP (CAEd). Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os temas relacionados a Ensino e Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, Aprendizagem Móvel e a Distância, Linha de Produtos de Software, Arquiteturas de Referência, Qualidade de Software, Teste de Software, Engenharia de Software Experimental e Ontologias.


  • Semana da Pátria

  • Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades

    Dia 14/09

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Resumo:
    O uso de jogos vem crescendo para fins de aprendizado, treinamento e avaliação do desempenho de seus usuários, chamados de jogos sérios. Entretanto, o desenvolvimento de um jogo sério tem que ser sistemático e multidisciplinar para que ele tenha sucesso como produto final. Serão apresentados os principais desafios na produção e uso de jogos sérios, uma visão geral da metodologia de desenvolvimento e seu uso na criação de treinamentos de preparação e resposta a emergência, além de oportunidades que a área apresenta para pesquisa e desenvolvimento.

    Palestrante: Rafaela Vilela da Rocha Campos

    Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/UFAL). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado no Departamento de Ciência da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia. Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web baseados em Tecnologia Java. Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Simulações Interativas, Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano.

  • Advancements in Research on Educational Technologies

    Dia 21/09

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Resumo: 
    Most researchers in the field of Technology-Enhanced Learning dream of developing cutting-edge technology that can have a real impact on learning at schools. Nevertheless, for most of us, this dream never come true. In this talk, we will discuss how it is possible to carry out research that produce important scientific advancements to achieve robust learning and use it to create innovative technologies that can really impact students, teachers and the whole educational systems. Initially, we will present the state of the art on research related to technology-enhanced learning. Then, we will show how research can be introduced into the development cycle of innovative applications to create solutions with unique advantages to compete in the market.

    Palestrante: Seiji Isotani

    Seiji Isotani is an Associate Professor in Computer Science and Deputy Head of the Department of Computer Systems at the Institute of Mathematics and Computer Science of the University of Sao Paulo, Brazil. He received the B.Sc. and M.Sc. degrees in Computer Science from the University of Sao Paulo, Brazil, and the Ph.D. degree in Information Engineering from Osaka University, Japan. Before joining the University of Sao Paulo, Prof. Isotani worked as a research fellow associated with the Human-Computer Interaction Institute at Carnegie Mellon University, USA. He was also Invited Professor at Tokyo Institute of Technology, Japan Advanced Institute of Science and Technology and Pompeu Fabra University.


  • A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: principais atividades e resultados da Agência USP de Inovação.

    Dia 28/09

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Palestrante: Eduardo Brito (Agência USP de Inovação)

    Eduardo Vieira de Brito é administrador pelo Mackenzie (2007), Especialista em Gestão Estratégica pelo PECEGE/ESALQ/USP (2014), e atua como Analista para Assuntos Administrativos na Universidade de São Paulo - USP, desde 2010, exercendo suas atividades junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade. Desenvolve atividades de gestão e orientação em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Projetos de Cooperação Tecnológica no Campus São Carlos.

  • Aplicações usando Ressonância Magnética Nuclear - da pesquisa ao produto

    Dia 05/10/2016

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Palestrante: Daniel Martelozo Consalter (FIT - Fine Instrument Technology)

    Resumo: A FIT - Fine Instrument Technology é uma empresa de São Carlos com capital 100% nacional, que desenvolveu o primeiro equipamento comercial nacional de ressonância magnética nuclear (RMN. Para ter sucesso, contou com o apoio de agências de fomento e parcerias estratégicas com centros de pesquisas e indústrias. Sócio diretor da FIT, Daniel Consalter, falará, através da história da empresa, sobre os meios de obter recursos humanos, financeiros e tecnológicos para transformar pesquisas em produtos.

    Sócio e diretor de tecnologia da FIT - Fine Instrument Technology, Daniel é Mestre e bacharel em física pela UNICAMP e está finalizando o doutorado no IFSC-USP onde se especializa cada vez mais em instrumentação e aplicação da técnica de ressonância magnética nuclear (RMN). Foi líder do projeto no qual foi desenvolvido o primeiro equipamento de RMN comercial do Brasil com aplicações mundialmente inéditas principalmente para o agronegócio. A FIT hoje possui clientes diversificados em indústria e áreas de pesquisa, parceria com USP, Embrapa Instrumentação e Universidade de Wellington (Nova Zelândia) e empresas do setor privado e conta com o apoio de agências de fomento FINEP e FAPESP.

  • Modelo de Fusão Dirigido por Humanos e Ciente de Qualidade de Informação

    Dia 19/10/2016

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Palestrante: Leonardo Botega (UNIVEM)

    Resumo: Consciência Situacional (Situational Awareness - SAW) é um processo cognitivo amplamente difundido em áreas que demandam a tomada de decisão crítica e se refere ao nível de consciência que um indivíduo ou equipe detém sobre uma situação. No domínio de gerenciamento de emergências, a informação situacional inferida por sistemas de apoio à decisão afeta a SAW de operadores humanos, a qual é também influenciada pela dinamicidade e natureza crítica dos eventos. Falhas de SAW, tipicamente provocadas pelo alto nível de stress, sobrecarga de informação e pela inerente necessidade de realização de múltiplas tarefas, podem induzir operadores humanos a erros no processo decisório e acarretar riscos à vida, ao patrimônio ou ao meio ambiente. Processos de fusão de dados apresentam oportunidades para aprimorar a SAW de operadores humanos e enriquecer o seu conhecimento sobre situações. Entretanto, problemas referentes à qualidade da informação podem gerar incertezas, principalmente quando operadores humanos são também fontes de informação, demandando assim a reestruturação do processo de fusão. O estado da arte em modelos de fusão de dados e informações apresenta abordagens com limitada participação de humanos, tipicamente reativa, além das soluções serem restritas em mecanismos para gerir a qualidade da informação. Assim, este trabalho apresenta um novo modelo de fusão de informações, denominado Quantify (Quality-Aware Human-Driven Information Fusion Model), cujos principais diferenciais são a intensificação da participação humana e o emprego contínuo da gestão da qualidade da informação ao longo do processo de fusão. Em suporte ao modelo Quantify, foi desenvolvida uma metodologia inovadora para a avaliação e representação da qualidade de dados e informações, denominada IQESA (Information Quality Assessment Methodology in the Context of Emergency Situation Awareness), especializada no contexto de consciência situacional de emergências e que também envolve o operador humano. Para validar o modelo e a metodologia, uma arquitetura orientada a serviços e dois sistemas de avaliação de situações de emergência foram desenvolvidos, um deles orientado pelo modelo Quantify e outro dirigido pelo modelo do estado da arte (User-Fusion). Em estudo de caso, eventos de roubo relatados ao serviço de atendimento a emergências da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) foram submetidos aos sistemas e avaliados por operadores da PMESP, revelando índices superiores de SAW pelo emprego do modelo Quantify. Tais resultados positivos corroboram com a necessidade deste novo modelo e metodologia, além de revelar uma oportunidade de enriquecimento do sistema atual de atendimento a emergências utilizado pela PMESP.

    Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do UNIVEM desde 2009. Coordenador adjunto do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do UNIVEM desde 2012. Coordenador do Núcleo de Educação à Distância do UNIVEM desde 2013. Líder do Grupo de Interação Humano-Computador (GIHC) do UNIVEM. Membro co-fundador atuante do laboratório COMPSI do UNIVEM desde 2010. Colaborador em projetos do laboratório WINDIS da UFSCar desde 2010 e do laboratório iCities/LRC da UNICAMP deste 2014. Mantém projetos em parceria com IBICT, UFSCar e UNICAMP desde 2016. Editor do Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics (JADI). Tem experiência acadêmica nos seguintes temas: Sistemas Complexos de Tomada de Decisão, Visualização de Informação, Interação Humano-Computador, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Engenharia Cognitiva. Obteve diversas publicações em eventos e periódicos nacionais e internacionais, além de orientar diversos trabalhos de graduação com bolsa CNPq e FAPESP. 

  • How to Scrum - A Cultura Ágil

    Dia:  26/10

    Resumo: Experiências práticas da aplicação do SCRUM em empresas de produtos e serviços. O processo, artefatos e cerimônias do SCRUM e como aplicá-las no dia a dia de empresas de diferentes focos. 


    Palestrantes: Bruno Henrique Oliveira (Sócio fundador da Runweb e Sócio, Co-fundador e CTO da Arquivei) e Paulo Rodrigues Alves Margarido (Sócio-diretor da RunWeb)


    Short-bio dos palestrantes:

    Bruno Oliveira, bacharel em ciências de computação e mestre em engenharia de software ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por 2 anos com consultoria em gestão de projetos da área de tecnologia, finanças e telecomunicações. Sócio fundador da RunWeb desenvolvimento de sistemas, empresa de construção de soluções web customizadas onde foi diretor geral por mais de 5 anos até a criação da Arquivei. Na Arquivei é CTO e responsável na equipe de engenharia pela construção do produto e pela área de BI da empresa.

    Paulo Margarido, bacharel em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo. Trabalha há mais de 7 anos com desenvolvimento de sistemas web, participando da criação de diversos sistemas em parceria com clientes de diferentes países e áreas de atuação, incluindo telecomunicação, TV sobre IP, finanças, cultura, e outras. Trabalha com a RunWeb no planejamento e implementação de projetos desde sua fundação, e atualmente atua como sócio-diretor.

  • Gamificação e Motivação

    Dia 09/11

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Resumo: A gamificação vem crescendo exponencialmente em influência e área de pesquisa nos últimos anos, e consiste na utilização de elementos de jogos fora de seu contexto original. Esta palestra visa apresentar alguns conceitos básicos sobre esta área emergente e as teorias motivacionais que a sustentam, abordando conceitos da área de jogos e da psicologia da motivação. Por fim, são apresentados alguns desafios da área, bem como as oportunidades de pesquisa e mercado.

    Palestrante: Armando Toda (ICMC-USP)

    Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2012) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente doutorando em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação para Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, informática na educação, computação gráfica, gamification e interação humano-computador


  • Os Cuidados com a Comunicação na Carreira Profissional

    Dia 16/11

    Local: Auditório Fávaro

    Horário: 18h

    Palestrante: Fonoaudióloga Monike Tsutsumi

    Monike Tsutsumi possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / Escola Paulista de Medicina), Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Clínica e Hospitalar no Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela Fiocruz e Especialização em Audiologia pelo Centro de Estudos dos Distúrbios da Audição (CEDIAU - São Paulo). Possui também Mestrado e, atualmente realiza seu Doutorado na área de Bioengenharia (EESC-USP) atuando em conjunto com médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo. Durante 10 anos atuou em consultório próprio prestando atendimento a pacientes com queixas variadas como: alterações na deglutição,voz, audição e comunicação em geral. Foi concursada pela Prefeitura do Município de Barueri (SP) onde trabalhou no Centro de reabilitação de pacientes com distúrbio neurológico dando destaque aos atendimentos à população idosa com quadros de disfagia, afasia e linguagem. Na área de ensino e pesquisa, tem atuado no apoio a cursos de graduação em licenciatura, ministrando aulas sobre os cuidados da voz para futuros professores, e também em aulas de preparação pedagógica para alunos de pós-graduação. Também participa ativamente em congressos nacionais e internacionais na área de Fonoaudiologia e Saúde, além de ter diversos trabalhos publicados nestas áreas e áreas-afins. Vale destacar que também tem mais de uma década de prática clínica atuando em consultórios, ambulatórios e hospitais. 



  • RECUPERACAO