REGRAS BÁSICAS DE NETIQUETA

Ao longo de sua vida acadêmica você terá a oportunidade de compartilhar experiências em ambientes virtuais de carater educacional, como por exemplo, o STOA e o fórum desta disciplina, e será importante que você observe algumas regras básicas, relacionadas a seguir:

  1. Não use gírias e palavrões, e não escreva mensagens utilizando apenas letras maiúsculas, pois na linguagem da Internet significa que você está gritando com a outra pessoa.
  2. Respeite seus colegas, monitores e professores, e não esqueça do princípio básico de tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Evite qualquer tipo de preconceito e seja sempre cordial.
  3. Em discussões, utilize sempre ideias e argumentos plausíveis, pois discordar por discordar, não gera reflexão e acaba irritando os colegas, o que não é construtivo. Pensar diferente do colega não significa que vocês são inimigos, pois conviver em harmonia significa respeitar a opinião dos outros. Por isso tome cuidado com as palavras utilizadas, principalmente na hora de fazer críticas. Lembre-se: criticar não é sinônimo de ofender.
  4. Estudar na USP significa compartilhar a postura ética defendida pela Universidade (veja o Código de Ética da USP). Copiar trabalhos feitos por outros é plágio, e plágio é crime, sendo, portanto, uma conduta inadmissível dentro e fora da universidade. Por essa razão, esteja atento às formas corretas de pesquisar, utilizar citações e fazer referências bibliográficas.
Última atualização: terça-feira, 7 jan. 2014, 13:28