O tópico 14 - os limites da experiência na colonização espacial é um tópico avançado e mesmo um pouco especulativo, mas visa uma reflexão sobre as novas possibilidades do turismo. Para isso é necessário refletir que conceitos como lugar, território e espaço já não são os mesmos com o advento de tecnologias da virtualidade e diante da globalização. Alguns estudiosos estão pesquisando temas como transculturalismo exatamente diante dessas fronteiras hibridas territoriais e culturais e onde é necessário uma nova visão do planeta como entidade global. Diante dessa "colonização de praticamente todo o planeta, inclusive virtualmente, a nova fronteira é o espaço sideral, mas temos que considerar o turismo astronômico e o turismo orbital como variantes dessa nova relação com o a terra e o "espaço" não mais tão terráqueo.

O texto do Emanuel Dimas de Melo Pimenta coloca questões ética em relação à ocupação do espaço extraterrestre ao propor o observatório Kairós para observadores civis e pesquisadores. Quais as implicações disso para o turismo fora da nossa terra?

A gravidade, por exemplo, traz novos paradigmas e oportunidades. Em Orlando existe uma atração que explora a sensação de gravidade zero em um túnel de vento:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g34515-d557368-r191445304-IFLY_Orlando-Orlando_Florida.html

Vale a pena ler os comentários no link acima da Tripadvisor dos turistas no link acima.

É importante ressaltar, no entanto a questão da gravidade zero em nossas considerações:

http://super.abril.com.br/ciencia/mito-nao-ha-gravidade-no-espaco

www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/159573/

Uma empresa japonesa já esta preparando pacotes turísticos em futuras naves espaciais com um foco em recém casados. O autor explorava as questões econômicas e os efeitos da falta de gravidade sobre o corpo.

Essas modalidades são enquadradas no chamado turismo de luxo. Em 2013 uma aluna trabalhava em uma agência de turismo desse segmento e vendia pacotes para uma futura viagem da espaçonave Virgin:

http://www.virgingalactic.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_espacial

Como turismólogos vocês tem condições de refletir ou se preparar para essas questões. Quais são suas contribuições?



Última atualização: quinta-feira, 16 jun. 2016, 15:54