Programação

  • A DISCIPLINA

    Neste tópico vocês encontrarão todo o material de apoio da disciplina como programa, cronograma, roteiros de atividade. Fiquem atentos às noticias no Fórum, sempre que tiver material novo receberão uma notificação.

  • DEMANDA TURÍSTICA

    Quem é o consumidor de turismo? O que ele deseja? Como ele viaja? Como isto reflete na oferta se produtos e serviços? Como conhece-lo e perceber as mudanças? Neste tópico vamos conversar sobre o que significa o termo "demanda turística" e sua importância no universo dos negócios. Também vamos nos aprofundar em alguns segmentos da demanda que são considerados prioritários para o país.  

  • ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS DE TURISMO

    As OIT´s além de produzirem pesquisas e relatórios sobre o turismo no mundo, também tem importante papel na difusão de diretrizes e valores para o desenvolvimento do turismo. Uma delas é o Código de Ética da OMT e outro a Agenda XXI para o turismo. Se você deseja ser um profissional com conteúdo, precisa conhecer estes documentos em profundidade. E por isso vamos trabalhar com estas questões em sala de aula. 

  • NEGÓCIOS DE TURISMO NO BRASIL

    Como está se estrutura o turismo no país? Quem são as empresas e serviços que fazem "a roda girar"? Qual a sua importância no cenário nacional? Será que a realidade do turismo no país é homogênea? Quais os desafios para os empreendedores de turismo nacionais? 

    Muitas perguntas, algumas respostas e muito trabalho pela frente... 

  • O SETOR DE TRANSPORTES

    Turismo é deslocamento, não é mesmo? Isto significa que além de nos preocuparmos com onde vai dormir? onde vai comer? o que vai fazer? também precisamos garantir condições para que os turistas possam se deslocar para o destino e dentro dele. Isto significa pensar na infra-estrutura e principalmente na composição de uma oferta de serviços de transporte que seja adequada. Quer entender um pouco disso? Preparamos um material de apoio para que você possa se aprofundar no assunto e principalmente vir preparado para nossas aulas e palestras. Teremos a Denise Contardi esmiuçando o setor aéreo e o José Esteves (consultor de planejamento de Portugal) conversando conosco sobre o planejamento de transportes nas cidades e o turismo. 

  • A OPERAÇÃO DE VIAGENS

    Embora todo mundo pense que a gente faz um curso superior de turismo e vá trabalhar em agências de viagens, não precisa ser bem assim. Mas conhecer as características da operação comercial de viagens no país e no exterior é fundamental para qualquer ação na área. Vamos conhecer esta dinâmica, discutir os problemas estruturais e os desafios para estas empresas hoje e no futuro. E além das aulas, vocês também terão a oportunidade de visitar a Feira da ABAV, que ja está com mais de 40 anos... E conhecer os agentes e operadores turisticos que vendem o destino Brasil e o os destinos internacionais. Pode parecer uma festa cheia de alegria, mas é negócio.... 

  • O SETOR DE HOSPEDAGEM

    Quem já não pensou em montar sua pousada e ficar rico? Será que dá? O setor de hospedagem é muito complexo e heterogeneo. Vamos conhecer e compreender um pouco da dinâmica da realidade dos meios de hospedagem no país. Como se organiza e o perfil dos negócios. 

  • O SETOR DE EVENTOS

    Antigamente se dizia que o tripé do turismo era formado por agencia de viagem, transporte e hospedagem. Isto já não vale há muito tempo..... Muitos destinos conseguem garantir seu sustento apostando no setor de eventos que pode ter um impacto bastante significativo na economia e nos negócios locais. Já ouviram falar do ICCA? dos Conventions Bureaux? Pois é, muita coisa para conhecer e pouco tempo... Por isto precisam ler o material de apoio para que possamos avançar para além do essencial em nossas aulas. 

  • A MÍDIA ESPECIALIZADA EM TURISMO

    Como os profissionais do turismo se mantém informados? O que é importante saber? Você já deu uma olhada no Panrotas? e no Hostel Tur? e nos milhares de relatórios sobre o mercado que são discutidos em blogs e outros canais de comunicação? A mídia não é só uma estratégia para divulgar destinos, pode ter um papel fundamental na vida cotidiana de quem trabalha na área. E aí? vamos ler algumas revistas?

  • O TERCEIRO SETOR

    Além da iniciativa privada e do poder público temos uma forte atuação do terceiro nas atividades turísticas. Com projetos e iniciativas muiiiito interessantes. Tem sido espaço para atuação profissional de quem deseja fazer diferente. Vamos conhecer projetos e um pouco da dinamica do setor no turismo.