Você recebe o Sr. Antonio, 61 anos, branco, administrador, natural e procedente de Pederneiras em sua Unidade Básica de Saúde com queixas de disfunção erétil e dor nas costas na região lombar. O paciente relata que há cerca de 30 dias, apresenta perda de apetite e fadiga, sem fatores de melhora. Não teve febre no período. Também não tem histórico de doenças ou cirurgias prévias. Como hábitos nega tabagismo e etilismo. Relata que o pai veio a óbito devido a um câncer mas não sabe dizer de onde..

Ao exame físico, o paciente encontrava-se em regular estado geral, consciente e orientado, afebril (36,7°), acianótico, anictérico, desidratado +/4+, eupneico (frequência respiratória= 16 irpm), emagrecido e com frequência cardíaca= 85 bpm e PA = 125X75 mmHg. 

A ausculta pulmonar mostra murmúrio vesicular presente, sem ruídos adventícios. A ausculta cardíaca tem bulhas ritmicas normofonéticas, sem sopros. Abdome com ruídos hidroáreos presentes, normotenso, indolor a palpação. Linfonodos palpáveis em região inguinal, com mais de 3 cm de diâmetro, endurecidos mas não dolorosos. Sinal de Lasègue positivo bilateralemente. Ao exame digital retal, observou-se próstata aumentada estimada em 75g, endurecida à esquerda e com nódulo.

O paciente foi encaminhado ao  serviço de urologia pela próstata aumentada com suspeita de câncer de próstata e fez investigação ambulatorial. Realizou biópsia transretal guiada por ultrassom evidenciando diminuição do calibre da uretra, além de  exames laboratoriais. O paciente apresentava hemoglobina: 10,5 g/dl, PSA: 49,3 ng/ml, ureia: 29 mg/dl; creatinina: 1,1 mg/dl. Cintilografia óssea mostrou hipercaptação no terceiro arco costal à direita e nos ossos ilíacos bilateralmente. O paciente foi submetido à terapia de castração farmacológica e radioterapia nas lesões ósseas.

O paciente foi monitorado inicialmente com consultas mensais ao oncologista clínico, com redução significativa dos níveis de PSA, apresentando PSA de 21,4 ng/ml após um mês de tratamento, 3,65 ng/ml após quatro meses e 2,3 após 10 meses. Segue em acompanhamento do PSA e sintomas de 4 em 4 meses.

Zuletzt geändert: Freitag, 10. November 2023, 13:26