Os circuitos equivalentes Thevenin e Norton são derivados de conceitos de circuitos equivalentes que posteriormente foram conhecidos como teorema de Thévenin (Leon Charles Thévenin., 1883) teorema de Norton (Edward L. Norton, 1926). 

Teorema de Thévenin

O teorema de Thévenin estabelece que um circuito com elementos como fontes ou resistências, pode ser substituído a partir de dois pontos por um circuito equivalente com uma única fonte de tensão e uma resistência em série. A tensão na fonte é chamada de tensão equivalente Thévenin (\( V_{th} \)) e a resistência em série de resistência de Thévenin (\( R_{th} \)).

Problema: Deseja-se obter um circuito equivalente Thévenin a partir dos pontos 1 e 2 (ou seja, busca-se substituir todo o circuito elétrico da região circunscrita por um circuito equivalente similar ao modelo de fonte de tensão real)

Procedimento para obtenção de \( V_{th} \) e \( R_{th} \) a partir dos pontos 1 e 2.

  • Desconecte os bipolos do circuito que será equivalenciado (na figura acima o que estiver conectado à direita dos pontos 1 e 2). Determine a tensão entre os pontos 1 e 2. Esse valor será o \( V_{th} \).
  • Desconecte os bipolos do circuito que será equivalenciado (na figura acima o que estiver conectado à direita dos pontos 1 e 2). Anule as fontes de tensão e corrente do circuito (veja como fazer isso na teoria!) e calcule a resistência para dentro do circuito pelos pontos 1 e 2. Esse será o valor de \( R_{th} \).
Teorema de Norton

O teorema de Norton estabelece que um circuito com elementos, como fontes ou resistências, pode ser substituído a partir de dois pontos por um circuito equivalente com uma única fonte de corrente e uma resistência em paralelo. A corrente na fonte é chamada de corrente equivalente Norton (\( I_N \)) e a resistência em paralelo, de resistência de Norton, que é igual à resistência Thévenin (\( R_N=R_{th} \)).

norton

Problema: Deseja-se obter um circuito equivalente Norton a partir dos pontos 1 e 2 (ou seja, busca-se substituir todo o circuito elétrico da região circunscrita por um circuito equivalente similar ao modelo de fonte de corrente real)

Procedimento para obtenção de \( I_{N} \) e \( R_{N} \) a partir dos pontos 1 e 2.

  • Desconecte os bipolos do circuito que será equivalenciado (na figura acima o que estiver conectado à direita dos pontos 1 e 2). Curto-circuite os pontos 1 e 2. O valor da corrente que circular entre os pontos 1 e 2 será o \( I_{N} \).
  •  Desconecte os bipolos do circuito que será equivalenciado (na figura acima o que estiver conectado à direita dos pontos 1 e 2). Anule as fontes de tensão e corrente do circuito (veja como fazer isso na teoria!) e calcule a resistência para dentro do circuito pelos pontos 1 e 2. Esse será o valor de \( R_N=R_{th} \).
  • A seguinte relação é válida: \( V_{th}=R_{th}\times I_N \).


Zuletzt geändert: Freitag, 6. Oktober 2023, 07:17