Na aula teórica são observados elementos denominados bipolos pois representam elementos de dois terminais. Alguns desses elementos são: fonte de tensão, fonte de corrente, resistores, diodos, etc. O papel das fontes de tensão é criar a tensão elétrica (também chamada de diferença de potencial). Havendo tensão, o que determina se vai haver corrente, ou seja, movimento de cargas é o estabelecimento de um circuito elétrico, ou seja, um caminho fechado para as cargas.  A figura a seguir ilustra um circuito elétrico formado por uma pilha, uma chave interruptora, uma lâmpada e fios.
Circuito elétrico simples: uma pilha, uma chave interruptora, uma lâmpada e fios.

No entanto, para análise de circuitos elétricos trabalhamos com um modelo abstrato que traz aspectos funcionais e apresenta uma forma padronizada, conforme a figura a seguir:

Esquemático de circuito elétrico simples: uma pilha, uma chave interruptora, uma lâmpada e fios.

As grandezas em que estaremos monitorando os circuitos são as grandezas elétricas

  • Tensão [V]
  • Corrente [A]
  • Potência [VA, W ou var ]
tensão elétrica (André Ampère) é uma grande que indica o grau potencial de ocorrer um movimento de cargas devido ao desequilíbrio que existe entre elas. Ou, seja, quanto maior a tensão, maior será a possibilidade de as cargas se movimentarem, produzindo a corrente elétrica.

potência representa uma quantidade de trabalho realizado em um intervalo de tempo. Portanto, a potência elétrica  representa a quantidade de energia elétrica  que uma fonte ou carga convertem em um intervalo de tempo. Portanto, trata-se de uma grandeza instantânea e representa o produto de uma tensão pela corrente.  Uma potência elétrica corresponde a um trabalho de 1 joule sobre uma carga de 1 coulomb no intervalo de 1 segundo. Ou, pode-se dizer que para uma tensão de 1 volt e deslocamento de uma carga de 1 coulomb no intervalo de 1 segundo, resulta em uma corrente de 1 ampere. O produto de 1 volt por 1 ampere corresponde à potência de 1 joule/segundo ( que recebeu o nome watt (W) em homenagem ao engenheiro escocês James Watt (1736-1819).  Pode-se também utilizar as unidades  cv (cavalo-vapor) ou hp (horse-power) .

O Wattímetro é um equipamento que realiza a medição da potência que será convertida em energia/trabalho. Ele dispõe de terminais que medem a corrente  e a tensão elétrica, realizando o produto entre eles para fornecer a medida de potência. Wattímetros analógicos possuem escalas fixas e podem ter terminais específicos para valores máximos de corrente e tensão e as leituras podem apresentar fatores multiplicativos para mostrar os valores medidos. Já os wattímetros eletrônicos ou digitais mostram diretamente os valores de potência, mas podem ter entradas específicas para leituras de correntes de grandezas diferentes.

Para o relatório - Trazer almaço e folha milimetrada.

Last modified: Wednesday, 23 August 2023, 2:43 PM