Tarefa prévia orientada
B)
Realizar
as leituras de textos sobre o tema (muito importantes: Oliveira, 2018 e
metacognição)
C) Responder as questões abaixo e que serão discutidas em sala de aula.
Questões:
1) Definir o método e sua trajetória histórica.
2) Conceituar mediação, ensino e aprendizagem
3) Compreender as etapas fundamentais do método TBL/ABE;
4) Discutir o papel do docente no preparo do material (conteúdo prévio) para aplicação do TBL/ABE. Facilidades e dificuldades.
5) Discutir o papel do docente no preparo do material para utilizar na sala de aula durante a aplicação do TBL/ABE. Facilidades e dificuldades.
6) Debater o papel do feedback na aplicação do ABE.
7) Compreender a metacognição como apoio no processo de aprendizagem.
8) Discutir o significado de inteligência relacional.
9) Criticar as concepções professor facilitador e professor mediador.
Textos importantes:
- Oliveira, 2018 - Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino- Aprendizagem.
- Marques, 2018 - A experiência da aplicação da metodologia ativa team based learning aliada a tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem