A CML (ou o CAPM) fornece o valor do retorno justo em um mercado eficiente.

Mas a maioria (se não a totalidade) dos mercados não são eficientes. Assim, para calcularmos o preço justo, temos que aplicar a relação retorno x risco em um mercado eficiente e fazermos ajustes para o nosso caso (o Brasil).

Usamos as etapas a seguir:

1. calculamos o retorno justo no mercado americano: para isso temos que saber o beta. Para isso, usamos o conceito de empresas similares (mesmo setor) para calcular o beta operacional médio. Notar que temos que desalavancar os betas conhecidos, tirar a média dos betas operacionais, e alavancar para a razão de endividamento (D/E) da nossa empresa (usando a formula do Hamada)

2. esse retorno será o de uma empresa igual a nossa (mesmo setor, mesma alavancagem) mas estaria sendo negociada nos EUA. Para trazermos ao Brasil, precisamos somar um diferencial de risco sistemático, pois o risco sistemático de uma bolsa com menor capacidade de diversificação será maior. Podemos usar: a) diferencial dos títulos soberanos; b) EMBI+ ou c) CDS

3. Isso nos dará o retorno justo no Brasil, porém ainda estará expresso em dólares. Para calcular a taxa em reais, precisamos usar o diferencial de inflaçção (regra da Madre Tereza):

r reais =- (1+r dolares)*(1+IBR)/(1+IUSA) - 1



Inic


Última modificación: lunes, 7 de noviembre de 2022, 10:04