A CML não fornece o que estamos procurando: o retorno de uma ação. Ela fornece o retorno de uma carteira.

Para encontrar este retorno, que chamamos de justo (ou de equilíbrio), devemos nos lembrar que os investidores racionais e aversos ao risco terão a carteira de mercado, que é uma carteira diversificada.

Dessa forma, devemos observar o que acontece quando inserimos uma ação (ou título) nesta carteira: uma parte do risco será reduzido pelo processo de diversificação;  outra parte, porém, se manterá.

Isso porque há uma parte dos riscos dos títulos que é derivado de como os resultados da empresa reagem quando há variações nos mercados (demanda, renda, emprego, etc).

A parte que será reduzida, denomina-se risco diversificável. A parte que não se reduz, denomina-se risco não-diversificável, ou sistemático.

Assim, relembrando que deve haver uma relação entre risco e retorno, devemos considerar que o risco diversificável não será remunerado (ou precificado), posto que na carteira diversificada ele desaparecerá. Assim, apenas a parte sistemática do risco será remunerado com retorno.

Atente-se que cada ação (ou título) apresenta seu próprio risco sistemático.

Para mensurar o risco sistemático, utilizamos a forma como a carteira de mercado reage às variações da economia como referência. Assim, a partir do comportamento dos retornos da ação comparado ao comportamento da carteira de mercado definimos o risco sistemático, utilizando a letra grega beta:

b = cov(rm, r)/varm

Assim, se a ação reage mais do que a carteira de mercado, apresenta um maior risco sistemático, se reage menos, apresenta um menor risco sistemático.

A partir desta construção lógica, podemos estabelecer uma relação simples.: 
se o mercado, que apresenta beta=1, recebe um prêmio por seu risco sistemático (rm-rf), a ação deve receber um prêmio de risco proporcional ao seu risco sistemático (beta).
O que nos leva à seguinte formulação, conhecido como modelo CAPM (Capital Asset Ptricing Model):
(r-rf)=beta.(rm-rf) 
ou r=rf+beta.(rm-rf)
Isso, no espaço risco sistemático (beta)x x retorno,  é a equação de uma reta que parte do retorno do ativo livre de risco e passa pelo ponto representado pela carteira de mercado, e é denominada de SML (Securities Market Line), ou Linha de Mercado dos Títulos.
Esse efetivamente é o retorno justo a ser percebido por uma ação.


Inic


Última modificación: miércoles, 19 de octubre de 2022, 10:48