O que é a REOR?

Definição formal (ANSI S3.46)

"Nível de pressão sonora, em função da frequência, em um ponto de mensuração específico do conduto auditivo externo, para um campo livre específico, com o AASI (e molde auricular) posicionado na orelha, desligado”.

Definição informal

A REOR reflete a provável perda da ressonância natural da orelha externa ocasionada pelo acoplamento do molde auricular (cápsula do AASI intraaural, oliva) no conduto auditivo. 


O que é REOG?

A REOG reflete uma diferença entre o nível de pressão sonora mensurado no conduto ocluído (AASI desligado) e o nível de pressão sonora que sai do alto-falante do equipamento (nível de entrada).

Em outras palavras:  REOG = REOR - nível do sinal de entrada 


Parâmetros para realização da medição 



Novamente, o procedimento para a realização da medida da REOR e REOG é o mesmo. A diferença está na  opção de visualização na tela do equipamento. O fonoaudiólogo pode optar em visualizar a tela do ganho (REOG) ou resposta (REOR). 


A medida em ação

O vídeo abaixo mostra a medida da REOR, obtida com o estímulo pink noise, na intensidade de 65 dB NPS. 

Neste caso o paciente estava utilizando um AASI retroauricular, com molde auricular do tipo invísivel, ocluído - isto é, sem ventilação.  Observe neste vídeo que a curva da REOR fica abaixo da curva da REUR. Isto acontece porque o molde auricular está ocluindo o conduto auditivo, alterando a ressonância ou amplificação natural da orelha (REUR)

   

Exemplo de REOR/G

O formato da curva da REOR vai depender das características do sistema de acoplamento do AASI à orelha.  

A figura abaixo mostra a resposta da REUR e REOR, obtidas com um AASI retroauricular e um molde ocluído. 




REOR e a ventilação 



Esta figura foi extraída de Pumford (2018) e mostra a medida da REUR e  REOR, obtidas com o equipamento Verifit (Audioscan), sendo utilizado estímulo pink noise na intensidade de 60 dB NPS.

A REOR foi realizada utilizando-se um AASI de tubo fino e diferentes olivas - aberta, fechada e power. 

O AASI está desligado, então, o que se observa nas diferentes medidas é o efeito do acoplamento (oliva)  do AASI à orelha. 

Observe que a REOR feita com a oliva aberta está muito próxima à REUR, indicando que a ressonância natural da orelha está sendo preservada - ou seja, temos a chamada "adaptação aberta". 

Entretanto, nas outras situações podem ser observadas a perda parcial (oliva fechada) ou total (oliva power) desta ressonância. 



Para que serve a REOR/G?

Em resumo, a medida da REOR/G:

  • serve para avaliar o efeito do sistema de acoplamento do AASI à orelha, ou seja, o molde auricular, cápsula do AASI intra-aural ou oliva.  
  • auxilia na identificação de ressonâncias associadas à ventilação que possam modificar a resposta final da amplificação.