Métodos de posicionamento do tubo sonda no conduto auditivo externo

A literatura descreve quatro métodos principais para posicionamento do tubo sonda no conduto auditivo externo do paciente (Revit 2002):

  • Método otoscópico
  • Método acústico
  • Método do comprimento médio
  • Método do molde (posicionamento geométrico)
Neste Curso será discutido o método do comprimento médio, corroborado pelo método do molde.


Método do comprimento médio

Conforme dito anteriormente, a ponta do tubo sonda deve ser posicionada a uma distância de 5-6 mm da membrana timpânica. 

Uma das maneiras para se conseguir este posicionamento é adequado é utilizar um comprimento contante do tubo sonda, tendo como referência uma região anatômica facilmente visualizado: a incisura intertrágica. 

A maioria dos tubo sonda possui um anel marcador deslizante, utilizado para marcar o comprimento desejável. 




Em seguida, insira com cuidado o tubo sonda no conduto auditivo do paciente, posicionando o anel marcado na incisura intertrágica. 

Em média, a distância entre a incisura intertrágica e a membrana timpânica é de 34 milímetros (para mulheres). Sendo assim, ao utilizar ao usar um comprimento médio de 28 mm a partir da incisura intertrágica é possível posicionar a ponta do tubo sonda cerca de 6 mm de distância da membrana timpânica.  

Para homens, o comprimento médio do tubo sonda, a partir da incisura intertrágica deverá ser igual a 31 mm. 





Corroboração com o método do molde

Também foi mencionado que a ponta do tubo sonda deverá ser posicionada pelo menos 3 minutos de distância além da abertura do molde auricular ou da cápsula do AASI intra-aural. O mesmo vale quando se estiver utilizado a oliva (domo) no caso de adaptações com tubo fino ou receptor no canal.   Nesta parte do texto utilizaremos o molde auricular como exemplo - o mesmo valerá para os outros tipos de acoplamento do AASI à orelha. 

Ao utilizar o método do comprimento médio frequentemente isto será contemplado. Porém, é de grande importância termos certeza,  já que podem existir moldes auriculares ou cápsulas mais longas. 

Após medir o comprimento do tubo sonda (ver passo número 1 acima), o clínico deve comparar este comprimento ao molde auricular. 






Observe que, neste exemplo, o comprimento de 28 mm medido no "passo 1" (acima) foi suficiente para que a ponta do tubo sonda também esteja posicionada 3 mm além da abertura (ponta) do molde auricular.  Nenhum outro ajuste precisa ser feito. 





Modifié le: mardi 28 septembre 2021, 19:50