Para a maioria dos equipamentos de MMS é necessário realizar o procedimento de calibração do tubo sonda toda antes de cada medição - ou seja, a cada vez que o tubo sonda for trocado.  



A fim de atingir o microfone de medição a onda sonora gerada no conduto auditivo deve passar pelo tubo de silicone (tubo sonda), conforme mostra a figura abaixo.

 

A resposta do tubo sonda não é plana - ela decai 20 dB ou mais ao redor de 8.000 Hz (Revitt, 2002). Assim, quando o som passa pelo longo e fino tubo de silicone são gerados efeitos acústicos que podem interferir no resultado obtido. 

A calibração  é feita para que o equipamento de medida com microfone sonda corrija estes efeitos acústicos (Dillon, 2001), de modo que a resposta do tubo sonda não interferira no resultado. Ou seja, o tubo sonda se tornará acusticamente "invisível” ou "transparente".


Como calibrar o tubo sonda:

A calibração do tubo sonda geralmente é realizada sem que o paciente esteja na sala.  Este "passo a passo"  mostra um exemplo de como realizar esta calibração. Deve ser lembrado que outros equipamentos podem trazer instruções um pouco diferentes. 

 


Durante a calibração, o equipamento compara o sinal que chega no microfone de referência e no tubo sonda,  e vai automaticamente corrigir os efeitos do tubo sonda.  

A seguir, assista ao vídeo da calibração do tubo sonda.

   


Ultime modifiche: venerdì, 23 settembre 2022, 14:23