Os equipamentos de microfone sonda utilizam técnicas de filtragem e de análise do sinal que os tornam menos sensíveis ao ruído ambiental  (Dillon, 2001).  Por esta razão, as MMS não precisam ser realizadas em cabina acústica.    

As medidas com microfone sonda podem ser conduzidas em uma sala comum, desde que:

  • o nível de ruído na sala seja relativamente baixo: recomenda-se que não seja maior do que 40 dB A.  Devem ser evitadas salas que estejam próximos a salas de espera ou grande movimentação de pacientes. 
  • a sala não tenha muitas superfícies reflexivas para não gerar muita reverberação.   

Alguma forma de tratamento acústico deve ser considerada como, por exemplo, o uso de cortinas, carpetes, ou alguns painéis na parede. 



A distância e posicionamento do alto-falante em relação ao paciente afetam os resultados obtidos no exame. Desta forma, é importante assegurar o posicionamento correto do paciente no local de teste.

Recomenda-se que o alto falante esteja posicionado:

  • a 50 cm de distância do paciente, de modo a diminuir a influência da reverberação e do ruído ambiental sobre a medição;
  • em 0° ou 45° azimute em relação ao paciente, para obtenção de medições mais confiáveis (Stone e Moore, 2004). 
  • a caixa acústica deve estar na altura da cabeça do paciente. 
Dica: 
Pode ser utilizada uma cadeira com altura de assento ajustável para que seja possível acomodar pacientes com menor ou maior estatura.  



A posição do fonoaudiólogo na sala não deve influenciar o campo sonoro durante o teste. Por esta razão, o fonoaudiólogo não pode se posicionar próximo ao caminho do som direto ou entre o paciente e o altofalante - conforme mostra a área em verde claro na figura abaixo (Revit, 2002).


Last modified: Friday, 23 September 2022, 12:42 PM